O compromisso ambiental de uma empresa passa pelo olhar sistêmico e ações integradas, que vão desde a escolha de fornecedores e métodos produtivos até a responsabilidade com o descarte correto de tudo aquilo que já não está mais em uso por consumidores. A Tramontina, que iniciou através de parcerias o trabalho de recebimento e destinação de produtos usados há dois anos, agora assume o compromisso de expandir ainda mais as ações de logística reversa. A marca amplia o número de pontos próprios de coleta no Brasil, garantindo que todas suas lojas oficiais - tanto T store quanto T factory - contem com locais destinados ao recebimento de produtos Tramontina após o uso e suas embalagens, eletroeletrônicos, pilhas e baterias.
Ao todo, são 19 pontos de coleta distribuídos nos estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul - 17 deles nas T stores da Tramontina e dois nas T factory de Carlos Barbosa e Farroupilha (ambas no RS). E ainda em 2023 esse número deve aumentar com a abertura de quatro novas lojas da Tramontina, que já vão iniciar o atendimento ao público com este espaço.
O incremento de novos pontos de coleta é mais um passo da Tramontina em projetos de logística reversa a fim de facilitar a destinação ambientalmente correta dos materiais, fazendo com que os mesmos retornem para a cadeia produtiva. A partir do descarte dos consumidores, os produtos e embalagens serão transformados em matéria-prima reciclada, contribuindo com a sustentabilidade a partir da economia circular.
Confira onde estão localizados os pontos de descarte em lojas oficiais da Tramontina
Desde o começo da iniciativa, foram coletados e destinados à reciclagem 69,3 Kg de panelas, formas e frigideiras sem uso e 551 Kg de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, pilhas e baterias. “Com isso, a Tramontina contribui com o meio ambiente e fomenta a circularidade dos materiais, dando um novo sentido àqueles produtos que seriam descartados", salienta Lizandra Marin, gerente do Núcleo de Sustentabilidade da Tramontina.
A operacionalização deste programa é realizada pela GM&C, empresa especializada em gestão de resíduos e logística reversa contratada pela marca. A Tramontina integra, desde 2019, a ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, que conta com quase 4 mil pontos de recebimento desse tipo de produto pelo país.
A marca mantém, ainda, parceria com a Eureciclo, certificadora brasileira de logística reversa de resíduos sólidos que realiza a compensação de embalagens que circulam no mercado interno, garantindo a reciclagem de massa equivalente desses resíduos que vão para as casas dos consumidores e auxiliando na sustentabilidade financeira do setor de cooperativas de reciclagem por meio de recursos adicionais para operadores de coleta e triagem. Por fim, a Tramontina também trabalha com a logística reversa de pneus, seja através da sua rede de assistências técnicas ou junto a UTEP (Usina de Tratamento Ecológico de Pneus), empresa responsável por operacionalizar o retorno desses materiais, garantindo assim a compensação ambiental.
Esta e outras ações fazem parte do Tramontina Transforma, projeto de sustentabilidade da marca, que reúne também iniciativas de gestão ambiental para transformar processos produtivos e minimizar impacto ambiental no ciclo de vida de seus produtos e embalagens. O trabalho vai além do cumprimento das legislações e normas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável a partir do investimento em tecnologias limpas, redução de geração de resíduos, efluentes e emissões atmosféricas, entre outras práticas.