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Ospa mergulha no século 19 com obras da francesa Louise Farrenc e do russo Tchaikovsky (25/3)

Dois grandes compositores do século 19 estarão no próximo concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), fundação vinculada à Secretaria d...

20/03/2023 às 16h50
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
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Natália Larangeira possui uma promissora carreira como regente de ópera, balé, coro e orquestra -Foto: Rodrigo Alves/Divulgação
Natália Larangeira possui uma promissora carreira como regente de ópera, balé, coro e orquestra -Foto: Rodrigo Alves/Divulgação

Dois grandes compositores do século 19 estarão no próximo concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), fundação vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac). De um lado, o nome consagrado do russo Tchaikovsky; de outro, uma compositora que está sendo redescoberta, Louise Farrenc. No concerto deste sábado (25/3), a paulista Natália Larangeira estreia como regente convidada e o violinista brasileiro radicado na Alemanha Gustavo Surgik volta a se juntar à sinfônica após três décadas. A apresentação acontece na Sala Sinfônica da Casa da Ospa, às 17h, e será transmitida pelo  canal da orquestra no YouTube . Os ingressos custam de R$ 10 a R$ 50 e estão à venda no  Sympla .

Natália Larangeira vem trilhando uma carreira promissora que incluiu o cobiçado cargo de regente assistente da Orquestra Filarmônica de Buenos Aires, no Teatro Colón. Em sua estreia à frente da Ospa, a maestrina vai reger duas peças do período romântico, com melodias facilmente reconhecíveis. Natália, que é mestranda no curso de Música da Unicamp (SP), dedica-se à pesquisa e ao resgate histórico de obras escritas por mulheres. Ela comenta a escolha de interpretar Louise Farrenc: “Ela entra no rol das grandes compositoras que tiveram muita influência enquanto eram vivas e depois caíram no esquecimento. Estamos, não só eu, trazendo essas mulheres de novo para o repertório”. 

Baseada em Paris, Louise Farrenc (1804–1875) atuou também como professora, escritora e proprietária de uma editora de partituras junto com o marido. “Ela tinha acesso a muita música, o que era raro para as mulheres na época”, pontua Natália. Das três sinfonias compostas por Louise, a Ospa executará a terceira. Datada de 1847, é uma obra enérgica e permeada por contrastes. 

Na segunda parte do concerto, a sinfônica recebe o solista Gustavo Surgik para a execução deConcerto para Violino, composto em 1878 por Tchaikovsky (1840–1893). Trata-se de um dos grandes concertos escritos para o instrumento e foi sugerido pelo próprio Gustavo para o programa deste sábado. O violinista comenta o desafio: “O grau de dificuldade da obra é tão grande que o famoso violinista Leopold von Auer se recusou a estreá-la. Tchaikovsky teve que procurar um jovem desconhecido na época, e foi uma catástrofe”.

Surgik explica que os críticos consideraram a peça um concerto  “contra o violino” e não “para o violino”. “Hoje em dia, é um dos concertos mais tocados em todo repertório, provas, concursos e salas de concerto em todo mundo. É uma das obras mais bonitas já escritas para violino e orquestra”, acrescenta.

Natália Larangeira (Brasil)

Natália Larangeira possui uma promissora carreira como regente de ópera, balé, coro e orquestra. Em sua trajetória, destacam-se o 2º lugar no III Concurso para regentes da Opera de Baugè (França/2019) e a conquista da vaga de regente assistente da Orquestra Filarmônica de Buenos Aires (Argentina/2020). Iniciou seus estudos no Conservatório Arte Musical de Osasco e se formou em regência na UniFiamFaam com os maestros Abel Rocha e Naomi Munakata. Dentre outras, Natália já regeu a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra do Instituto Superior de Arte del Teatro Colón (Argentina), a Szolnok Symphonic Orchestra (Hungria) e a Orquestra da Opera de Baugè (França).

Gustavo Surgik (Brasil)

Gustavo Surgik é solista de orquestras e músico de câmara em países como Alemanha, Itália, Suíça, Inglaterra, Rússia e Brasil
Gustavo Surgik é solista de orquestras e músico de câmara em países como Alemanha, Itália, Suíça, Inglaterra, Rússia e Brasil -Foto: Ronny Schönebaum/Divulgação

Gustavo Surgik é natural de Curitiba, no Paraná, onde realizou sua formação musical na Escola de Música e Belas Artes. Em 1994, concluiu seus estudos com título de doutor em violino pelo Instituto Gnessin, em Moscou, na Rússia. Recebeu prêmios em diversos concursos nacionais e internacionais na Itália, na França e no Brasil. Desde 1997, é vice-líder da Orquestra Estatal da Ópera de Stuttgart e também trabalha como líder principal da Orquestra Sinfônica de Heilbronn. É convidado permanente como primeiro spalla da orquestra do Festival de Ludwigsburg desde 2000 e, desde 2007, é professor da State Academy for Young Musicians em Baden-Württemberg e professor convidado da Nanchang University (China). Atua como solista de orquestras e músico de câmara em vários países como Alemanha, Itália, Suíça, Inglaterra, Rússia e Brasil.

Serviço

O quê: Concerto da Série Casa da Ospa – Farrenc & Tchaikovsky
Quando: Sábado, 25 de março de 2023
Horário: Palestra Notas de Concerto às 16h, com Leonardo L. Winter, e início do concerto às 17h.
Onde: Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS). Este concerto disponibiliza medidas de acessibilidade.
Ingressos: De R$ 10 a R$ 50. Descontos: ingresso solidário (com doação de 1kg de alimento) para clientes Banrisul, Amigo Ospa, associado do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, sócio do Clube do Assinante RBS, idoso, doador de sangue, pessoa com deficiência e acompanhante, estudante, jovem até 15 anos e ID Jovem.
Bilheteria: Via  Sympla  ou na Casa da Ospa no dia do concerto, das 12h às 17h.
Estacionamento: Gratuito, no local.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 6 anos.
Transmissão ao vivoCanal da Ospa no YouTube .

Programa

  • Louise Farrenc

Sinfonia nº 3, Op. 36

I. Adagio – Allegro
II. Adagio Cantabile
III. Scherzo (Vivace)
IV. Finale (Allegro)

  • Piotr I. Tchaikovsky

Concerto para Violino, Op. 35

I. Allegro moderato – Moderato Assai
II. Canzonetta. Andante
III. Finale. Allegro Vivacissimo

Texto: Ascom Ospa
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

 

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