Rio Grande do Sul Heróis das ruas
Policiais militares salvam da morte bebê engasgado
Fato aconteceu na madrugada da sexta-feira, 17, e o pequeno Anthony teve a vida salva pelos anjos da guarda que estavam de serviço na rua.
18/03/2023 14h24
Por: Marcelo Dargelio

Mais uma vez, policiais militares evitaram que uma tragédia familiar acontecesse. Eles salvaram um bebê engasgado na cidade de Marau. A criança foi levada ao hospital para exames e passa bem.

De acordo com a Brigada Militar, o incidente aconteceu na madrugada desta sexta-feira, 17 de março, na Avenida Julio Borella, em Marau. Policiais militares do 3º Regimento de Polícia Montada (3º RPMon) foram abordados por uma mãe que pedia socorro, em razão de seu filho recém-nascido estar engasgado.

A guarnição realizou a técnica de primeiros socorros, conhecida como Manobra de Heimlich, e iniciou o deslocamento ao hospital, onde no caminho obtiveram êxito, vindo o bebê a vomitar e voltar a respirar. O pequeno Anthony, de dois meses, foi encaminhado ao hospital da cidade, onde passou por uma bateria de exames e recebeu os cuidados necessários da equipe médica. Depois de atendido, foi fotografado ao lado dos policiais Vaz e Franzen, que realizaram o salvamento. 

O soldado Franzen acredita que Deus colocou ele e Vaz no caminho do pequeno Anthony, na hora certa para que pudessem ajudar a salvar a vida do recém-nascido. "Não é sobre usar uma farda, ou ter autoridade, mas sim ser profissional e saber o que fazer nessas situações. Nessa noite a vida do pequeno Anthony passou pelas minhas mãos e sabendo aplicar a Manobra de Heimlich deu tudo certo", afirmou o soldado Franzen.

Continua após a publicidade

Na Manobra de Heimlich, o bebê é apoiado sobre o braço de quem o socorre, com o peito virado para o chão e a cabeça em nível mais baixo que o restante do corpo. Em seguida, são dadas cerca de cinco palmadas nas costas da criança, entre os ombros, para desobstruir as vias aéreas.