O Chevrolet Monza deixou de ser fabricado no Brasil em 1996, mas deixou muitos órfãos mesmo tendo passado o bastão para o moderno Vectra. Fãs que talvez sintam o coração palpitar um pouco ao ver que o modelo renasceu com a mesma proposta de sedã médio na China, onde foi apresentado no Salão de Guangzhou. Infelizmente, não há chances dele desembarcar no Brasil, trata-se de um lançamento exclusivo para o mercado chinês.
Revelado como Monza RS, o modelo tem toques esportivos que vão além da saudosa sigla. A grade dianteira tem treliça em forma de colméia e o capô dianteiro também reforça a agressividade. Há luzes de LEDs tridimensionais, enquanto as lanternas têm elementos semelhantes aos do Camaro, Blazer e outros Chevys mais recentes.
A motorização fica por conta de um 1.3 turbo de 163 cv, mas estamos falando da versão esportiva. O Monza básico deve vir com o novo 1.0 tricilíndrico com turbo e injeção direta, capaz de render 125 cv.
A plataforma pode ser de carro médio, a mesma D2XX aplicada no novo Cruze e também em modelos maiores, ou a nova GSM, base do Prisma. De qualquer forma, o tamanho enquadra o Monza entre os médios: são 4,63 metros de comprimento e 2,64 metros de distância entre-eixos. A despeito disso, o Monza é menor que o Cruze, que tem 3 centímetros a mais de uma ponta a outra e 4 cm extras entre os eixos.
Mín. 14° Máx. 25°