O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim) iniciou nesta semana a ação “Sapatos Vermelhos” a partir da instalação de uma exposição de pares dos calçados na cor vermelha na praça Loureiro da Silva, popularmente conhecida como “Praça das Rosas”. A intervenção, que procura conscientizar sobre a violência contra a mulher, segue até o dia 20 de março.
Cada sapato é identificado com um nome e idade fictícios. “Nossa ideia foi representar os mais de 100 casos de violência contra a mulher registrados em Garibaldi no ano passado. Com essa ação, buscamos a conscientização da importância de denunciar”, ressalta a presidente do Comdim, Jéssica Emer.
Alguns estabelecimentos comerciais também aderiram a campanha e estão expondo produtos vermelhos em suas vitrines, além de um cartaz impresso que traz a frase “Dê presente, mas também dê respeito” e telefones através dos quais é possível pedir ajuda.
A exposição é inspirada na arte “Zapatos Rojos” da mexicana Elina Chauvet, artista plástica e arquiteta, que criou a intervenção artística depois da própria irmã ser assassinada pelo companheiro, com o intuito de alertar sobre o alto número de feminicídios no país.
A iniciativa conta com a parceria da Apeme Mulher, Parceiros Voluntários de Garibaldi, projeto Mais Marias, (OAB Subseção Garibaldi e Carlos Barbosa), Mulher Empreendedora CIC e Prefeitura de Garibaldi. A ação ainda conta com apoio da Cubo Gráfica Criativa e de Danielle Souza.
Mín. 15° Máx. 18°