14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Empreendedora da Serra Gaúcha ganha "Troféu Mulher Nota 10"

A gestora da Casa Zottis, Daniela Chesini Zottis, recebeu o prêmio no evento anual promovido pelo Republicanos do Rio Grande do Sul o qual reconhece o trabalho de personalidades femininas que se destacam em suas áreas de atuação.

15/03/2023 às 11h39
Por: Renata Oliveira
Compartilhe:
A gestora da Casa Zottis, Daniela Chesini Zottis, recebendo seu prêmio. Crédito: Divulgação
A gestora da Casa Zottis, Daniela Chesini Zottis, recebendo seu prêmio. Crédito: Divulgação

Em uma premiação anual concedida pelo Republicanos do Rio Grande do Sul onde reconhecem o trabalho de personalidades femininas que se destacam em suas áreas de atuação, a trajetória da gestora da Casa Zottis, Daniela Chesini Zottis, foi aplaudida por um auditório lotado no momento em que recebeu o Troféu Mulher Nota 10, por sua contribuição ao desenvolvimento econômico da serra gaúcha e, de forma especial, pelo incentivo ao empreendedorismo entre as mulheres. O evento ocorreu em Porto Alegre, no último sábado, 11. 

 

No auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa, dez mulheres foram agraciadas, recebendo o troféu das mãos de deputados e deputadas do partido, que tem o 10 como número de registro. “A história de vida da Daniela é exemplo de uma tradição que resulta em sucesso da agroindústria familiar. O Republicanos exalta o valor desse trabalho responsável por criar e fortalecer empresas de homens e mulheres do campo”, elogiou o deputado federal Carlos Gomes, presidente do diretório estadual do Republicanos. Ele destaca que nenhuma das agraciadas têm vínculo com o partido, uma regra da premiação.

Trajetória

A Casa Zóttis, em Bento Gonçalves, é uma referência em Turismo Rural e Enoturismo, mas foi dentro de um porão, em Garibaldi, que iniciou a caminhada de Daniela, que ainda menina, ajudava o pai na produção do vinho.

Graduou-se em Enologia e buscou mais conhecimento em vinícolas da região. Também trabalhou em lojas de vinho na capital  e atuou por 10 anos na Chandon do Brasil. 

Hoje, em Bento Gonçalves, ao lado do marido Juliano, Daniela elabora vinhos e espumantes em outro porão, no da sua casa, mas tudo segue feito artesanalmente pela família. É a própria gestora que recepciona clientes e turistas, onde cada detalhe recebe cuidado: desde o cultivo das uvas, o conhecimento aplicado na produção, até as experiências oferecidas aos visitantes.

Em seu discurso de agradecimento, ela reforçou a importância das agroindústrias familiares e o trabalho de mais de 20 mil famílias envolvidas no setor da uva e do vinho. “É uma credibilidade conquistada com trabalho, com estudo e pesquisa, e também com muito amor, que tem gerado riqueza para a região”, observou a líder estadual  do Movimento Mulheres Republicanas, Beth Colombo.

A enóloga é responsável técnica por mais duas agroindústrias e também presta consultoria para o registro de novas vinícolas familiares.

Homenageadas

Nesta quinta edição, também receberam a honraria a presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Iris Nogueira (primeira mulher a alcançar esse posto); a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira; a chefe do Serviço de Mastologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Andréa Damin; a ativista pelos direitos da mulher, da criança e do idoso, Íris Schenkel Foscarini;  a primeira-dama de Porto Alegre, Valéria Leopoldino; a agente socioeducadora da Fase, Narinha da Costa; a vereadora de Estância Velha, Elizabeth Griebeler; a bióloga e piscicultora Luciane Kronbauer; e a desembargado do TJ/RS, Jane Vidal, primeira juíza do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários