13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Esportivo teve o pior aproveitamento de sua história na elite do futebol gaúcho em 2023

Alviazul finalizou a competição estadual com apenas seis pontos conquistados, contando com a pior defesa e com apenas um ponto somado em 18 disputados em seus domínios. É o sétimo descenso do clube em sua trajetória.

14/03/2023 às 15h09 Atualizada em 14/03/2023 às 20h04
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Foto: Kévin Sganzerla
Foto: Kévin Sganzerla

Logo após o seu retorno à elite, o Esportivo protagonizou o seu pior desempenho na primeira divisão do Campeonato Gaúcho de sua história. Com apenas seis pontos conquistados em 33 disputados, o alviazul finalizou a primeira fase com 18% de aproveitamento, somando apenas uma vitória em 11 partidas. Além disso, o clube teve a pior defesa e foi o pior mandante do estadual, com apenas um ponto somado em 18 disputados no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos. 

A campanha deste ano superou negativamente a de 1997, quando o Esportivo também somou apenas uma vitória na competição estadual. No entanto, naquela ocasião, o alviazul contou com 20% de aproveitamento no campeonato, com oito pontos conquistados em 39 disputados. Ao contrário do Gauchão de 2023, no qual o time de Bento Gonçalves encerrou a primeira fase na 11ª colocação, na frente do Aimoré, o clube havia terminado o campeonato de 1997 na lanterna. 

Neste ano, o Esportivo somou uma única vitória, diante do Avenida, por 2 a 1, de virada, em Santa Cruz do Sul, na 8ª rodada. Os três empates no campeonato foram obtidos contra o Aimoré, São Luiz, ambos fora de casa, e Novo Hamburgo, contra o qual conquistou o seu único ponto atuando em Bento Gonçalves. O alviazul anotou seis gols na competição e sofreu 19 gols, tornando-se o time com a pior defesa do campeonato. 

Foto: Kévin Sganzerla

Esse é o sétimo rebaixamento do Esportivo no Campeonato Gaúcho, sendo o segundo em um período de três anos. Os descensos na história do alviazul ocorreram em 1980, 1997, 1999, 2010, 2014, 2021 e 2023. 

Relembre os rebaixamentos do Esportivo: 

Em 1969, o Esportivo conquistou o título da 2ª Divisão do Campeonato Gaúcho, subindo pela primeira vez em sua história para a elite do futebol gaúcho. Desde então, o alviazul soma sete rebaixamentos.

O rebaixamento de 2021 foi semelhante ao que ocorreu em 1980. No ano anterior em ambas as temporadas, o Esportivo havia conquistado o título do Interior Gaúcho. Em 1979, o alviazul foi vice-campeão do Gauchão, porém, no ano seguinte, o time de Bento Gonçalves, apesar de ter conquistado a Copa Governador do Estado no primeiro semestre, foi rebaixado pela primeira vez em sua história. 

Na época, os seis últimos colocados eram rebaixados à Divisão de Acesso. Em 30 jogos, o Esportivo, sob o comando do técnico Zeca, somou sete vitórias, 13 empates e sofreu 10 derrotas. No ano seguinte, no entanto, o clube logo voltou à elite do futebol gaúcho. 

Em 1997, o Esportivo fez ema de suas piores campanhas no Gauchão de sua história. O time alviazul venceu apenas uma partida em 13 jogos, empatou cinco e sofreu sete derrotas, finalizando o campeonato na última colocação do campeonato estadual. 

Em 1999, o Esportivo participou da elite do futebol gaúcho no primeiro semestre e, no segundo semestre, a Divisão de Acesso. Na repescagem da competição estadual, o alviazul terminou em último lugar com 5 pontos ganhos, sendo rebaixado. Na mesma temporada, o clube conquistou o título da segunda divisão, voltando à elite logo no ano seguinte. 

No novo estádio - Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, o Esportivo caiu pela primeira vez em 2010. Em 15 jogos, o alviazul conquistou três vitórias, um empate e sofreu 11 derrotas, finalizando a campanha em penúltimo lugar na classificação geral do Gauchão. 

Em 2012, o clube retornou à elite, mas assim como esse ano, o Esportivo durou somente duas temporadas na primeira divisão. No Gauchão de 2014, a campanha ruim e o caso Márcio Chagas, que abalou as estruturas do clube, culminou no rebaixamento do alviazul. Em 15 jogos, o Esportivo somou três vitórias, quatro empates e foi derrotado em oito partidas. O time de Bento Gonçalves sofreu a perda de três pontos por conta do caso de racismo. Mesmo sem a perda, o alviazul seria rebaixado à Divisão de Acesso. 

Em 2021, com apenas duas vitórias, três empates e seis derrotas em 11 jogos, o Esportivo somou apenas 9 pontos e terminou a fase classificatória na penúltima colocação com a mesma pontuação que o Novo Hamburgo, porém finalizando na zona do rebaixamento pelo saldo de gols. 

Depois de conquistar mais um título da Divisão de Acesso em 2022, logo após o seu descenso, o alviazul voltou à elite em 2023, mas a sua passagem na primeira divisão durou pouco. Com o pior aproveitamento de sua história no Gauchão, o Esportivo somou apenas uma vitória em 11 jogos, finalizando o estadual com seis pontos e na vice-lanterna. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários