Um sucesso. Assim pode ser resumida a primeira edição da Maior Uvada Artesanal do Mundo, evento organizado pelo Rotary Clube Bento Gonçalves São Francisco com o município de Pinto Bandeira. Mais de 10 mil pessoas passaram pelo local, que recebeu a todos com muitos doces, polenta, pão caseiro, vinhos e espumantes.
O evento pioneiro marcou um resgate histórico da cultura dos imigrantes italianos. Foram 45 duplas (90 pessoas) processando 1300 quilos de uva isabel desde o raiar do dia, com 650 quilos de açúcar, para confecção da uvada, por meio do cozimento in natura ao final da safra, com fogo a lenha e tacho de cobre. O público se encantou ao ver os produtores envolvidos se dedicando ao máximo para deixar a uvada pronta no tempo determinado, apesar do calor intenso de mais de 30ºC.
Após a elaboração, por volta das 14h30min, o público pode saborear as delícias da uvada com pão colonial quentinho, também feito na hora. O prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari, ficou empolgado com o sucesso do evento e participação da comunidade de Pinto Bandeira. Para ele, todos entenderam o propósito do evento, que colocará o município na rota turística da Serra Gaúcha com um projeto diferenciado, histórico e cultural.
Mín. 13° Máx. 29°