Mais uma cobra foi encontrada em uma residência em Bento Gonçalves. Após uma cobra caninana ter sido encontrada no bairro Conceição na quinta-feira, 9 de março, um filhote foi encontrado por um morador no bairro Santa Helena na manhã deste sábado, 11. O animal foi morto.
Segundo o morador, a cobra foi localizada na escada de sua residência, na Rua Pedro Baptista Menegotto, no bairro Santa Helena. Por volta das 8h, ele foi retirar o lixo de casa, quando sentiu algo passar entre suas pernas na escada. Rapidamente, o homem conseguiu se desvencilhar do animal e matá-lo.
De acordo com o morador trata-se de um filhote de jararaca da cola fina, também conhecida como jararaca do banhado. Esta espécie é extremamente agressiva, mas não é venenosa. Ela ataca mais com o instinto de defesa e se alimenta de anfíbios, lagartos, pássaros e outras espécies. As fêmeas são ovíparas, e colocam, normalmente, de oito a dezoito ovos.
Com as temperaturas mais altas, os animais ficam mais ativos e principalmente os termoconformistas, isto é, aqueles que dependem da temperatura do ambiente para regular a temperatura do corpo, como as serpentes por exemplo. Por isso, é comum elas procurarem locais mais frescos, sendo encontradas em porões ou embaixo de escadas de alguns imóveis.
Mín. 15° Máx. 18°