A tarefa do Esportivo para fugir da zona do rebaixamento é muito imprevisível, e o objetivo almejado se torna ainda mais improvável por conta do significativo tabu do alviazul frente ao Internacional. A equipe de Bento Gonçalves não sabe o que é vencer a equipe colorada no Campeonato Gaúcho há 40 anos. No Beira-Rio, a marca negativa é a mesma: quatro décadas sem vitórias. As equipes se reencontram neste sábado (11), em Porto Alegre, pela última rodada da primeira fase da competição estadual.
O Esportivo conta com apenas três vitórias conquistadas no Beira-Rio diante do Internacional. Em 1973, o alviazul foi o primeiro time do interior a derrotar o colorado em sua recém-inaugurada casa, vencendo por 2 a 1. Os outros dois triunfos ocorreram em 1977, por 2 a 1, e, o último, em 1983, por 1 a 0, com gol de Guilherme Macuglia, quando o Inter estava invicto há 21 jogos.
Na época, o time de Bento Gonçalves era comandado pelo técnico Chiquinho, e estava escalado com Jânio, Reginaldo, Paulo César, Tadeu Vieira e Da Costa; Celso Freitas, Toninho Fronza e Tite; Almir, Guilherme e Paulo Matos (Parraga).
A última vitória contra o Internacional no Gauchão somando jogos dentro e fora de casa também ocorreu em 1983, no dia 13 de setembro. O único gol da partida e que deu a vitória para o Esportivo também foi marcado por Guilherme Macuglia.
Nos últimos anos, o retrospecto do Esportivo diante do Internacional tem sido significativamente negativo. Nos últimos seis jogos foram cinco vitórias coloradas e um empate. O Inter anotou 17 gols, enquanto o alviazul conseguiu balançar as redes somente uma vez.
Serviço de jogo:
Internacional x Esportivo
Data e horário: 11/03 – 16h30
Local: Beira-Rio
Arbitragem – Árbitro: Lucas Horn; Auxiliares: Fagner Bueno Cortes e Mateus Olivério Rocha; 4º Árbitro: Joseph Ribeiro Lopes
Transmissão: Premiere