15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Sedac assina ordem de serviço para início da restauração do Museu do Carvão

A ordem de serviço que autoriza o início das obras de recuperação do Museu Estadual do Carvão foi assinada nesta sexta (10), em Arroio dos Ratos, n...

10/03/2023 às 16h45
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
Compartilhe:
No prédio onde está a exposição do Museu do Carvão, funcionou a primeira usina termelétrica do Brasil -Foto: Rafael Varela/Ascom Sedac
No prédio onde está a exposição do Museu do Carvão, funcionou a primeira usina termelétrica do Brasil -Foto: Rafael Varela/Ascom Sedac

A ordem de serviço que autoriza o início das obras de recuperação do Museu Estadual do Carvão foi assinada nesta sexta (10), em Arroio dos Ratos, na sede da instituição vinculadaà Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). O contrato foi firmado com a Toro Engenharia.

O governo do Estado, por meio do programa Avançar na Cultura, investirá R$ 2,5 milhões nas obras. Os prédios do auditório, do pavilhão da usina e da entrada de energia para o parque serão restaurados, ao passo que a casa de vigilância será reformada e transformada em uma cafeteria. 

Para a titular da Sedac, Beatriz Araujo, o investimento dá continuidade ao trabalho de recuperação do patrimônio que vem sendo realizado desde a gestão anterior. A secretária também falou sobre um novo desafio: "Este é um museu atípico, porque possui muitas estruturas. Temos aqui ruínas de parte da usina, que precisam de consolidação, e também um prédio, que abrigava o Festcarbo (importante festival de teatro). Hoje esse espaço não pode ser utilizado, mas, numa próxima etapa, queremos devolvê-lo à comunidade”.  

O diretor de Memória e Patrimônio da Sedac, Eduardo Hahn, ressaltou o esforço realizado na obtenção dos recursos para a restauração do complexo. Hahn também explicou o valor histórico do local. “Apesar de ser um museu estadual, ele é muito relevante para o país. No prédio onde hoje está a exposição museológica, funcionou a primeira termelétrica do Brasil".

A recuperação do museu será realizada pela empresa Toro Engenharia, representada na solenidade por Vinicius Restori -Foto: Rafael Varela/Ascom Sedac
A recuperação do museu será realizada pela empresa Toro Engenharia, representada na solenidade por Vinicius Restori -Foto: Rafael Varela/Ascom Sedac

Na solenidade de assinatura também estiveram presentes a diretora do museu, Jordana Bortolotti; o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, Renato Savoldi; a diretora Administrativa da Sedac, Denise Gress, o prefeito de Arroio dos Ratos, José Carlos Azeredo; o representante da empresa que vai realizar as obras, Vinicius Restori; além de outras autoridades municipais.

A previsão é que as obras sejam concluídas em 180 dias. Nesse período, por questões de segurança, os prédios que serão recuperados ficarão isolados. A área externa seguirá aberta à visitação pública. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30. O complexo está localizado na Rua Professora Silvana Narvaez, 61, em Arroio dos Ratos.

Sobre o museu

No dia 31 deste mês, o Museu Estadual do Carvão completa 37 anos. Ele foi criado em 1986, para preservar a história da exploração do carvão e da vida dos trabalhadores mineiros. A instituição é referência do patrimônio histórico e cultural da Região Carbonífera do Rio Grande do Sul, com acervo museológico e arquivístico.

A sede do Arquivo Histórico da Mineração recebeu uma obra de conservação em 2021, por meio do Sistema Pró-cultura RS - Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da companhia de mineração Copelmi. Os recursos garantiram a preservação de um bem tombado em âmbito estadual, e o acesso, por parte dos pesquisadores, ao acervo documental. Além disso, a reserva técnica foi organizada com seleção, limpeza e acondicionamento adequado das peças históricas.

Texto: Josiane Rotta/Ascom Sedac
Edição: Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários