A arte é composta por diversos movimentos que marcaram épocas e entraram para a história, como o Renascimento, o Romantismo, o Surrealismo, entre outros. Mas você já ouviu falar da arte contemporânea?
A arte contemporânea é uma tendência artística que surgiu por volta da segunda metade do século XX (década de 1950), em um período pós-guerra.
Por representar uma ruptura com a arte moderna, este estilo também é conhecido como arte pós-moderna, e teve início, principalmente, com a chegada da Pop Art e do Minimalismo expressões de vanguarda que compõem a arte contemporânea.
A arte contemporânea apresenta expressões e técnicas inovadoras, realizando uma ruptura com alguns pensamentos modernos, trazendo novas formas de produzir e enxergar a arte e propondo uma releitura do que é a arte.
Assim, esta tendência não busca apenas a análise da obra de forma direta, ela valoriza tanto a peça quanto a percepção do artista no processo de criação, ou seja, a arte contemporânea integra o trabalho ao processo criativo.
As principais características desta corrente são:
Rompimento com os velhos padrões;
Uso de novas tecnologias e mídias;
Liberdade artística;
Questionamentos da definição de arte;
Aproximação da cultura popular;
Forte reflexão e questionamento;
Junção de estilos artísticos.
Como a arte contemporânea está diretamente ligada à comunicação e à experimentação, ela reúne alguns movimentos e expressões de vanguarda, como a Pop Art, o Minimalismo, o Fotorrealismo, a Arte Conceitual, a Arte de Rua e a Performance na Arte.
Confira 5 artistas contemporâneos que você precisa conhecer!