Apesar da campanha desastrosa no Gauchão, o Esportivo chega na última rodada com chances de escapar do rebaixamento. O cenário atual do alviazul para tentar escapar do seu sétimo descenso de sua história não é nada favorável. O time de Bento Gonçalves visita o vice-líder Internacional, no Beira-Rio, necessitando exclusivamente de uma vitória. Além disso, a equipe precisa contar com uma derrota do São Luiz para o lanterna para se manter na elite.
Vencer do Internacional, por si só, já é uma tarefa improvável. O Esportivo não conquista uma vitória diante do colorado no Campeonato Gaúcho há 40 anos. O último triunfo ocorreu em 1983, quando o alviazul venceu o Inter por 1 a 0, com gol de Guilherme Macuglia. Ou seja, o alviazul necessita protagonizar uma verdadeira façanha para bater o time de Mano Menezes, que vem de derrota no Gre-Nal.
O histórico recente demonstra ainda mais o dubitável objetivo a ser alcançado pelo Esportivo no confronto. Em 2021, o alviazul foi superado pelo placar de 5 a 0, no Beira-Rio. Por conta do saldo de gols, a equipe foi rebaixada à Divisão de Acesso naquela ocasião. Em 2020, na disputa da semifinal da Taça Francisco Noveletto, o colorado derrotou o time de Bento Gonçalves por 4 a 0.
Além de fazer o seu dever, o Esportivo necessita torcer por uma derrota do São Luiz, em casa, para o lanterna Aimoré para ultrapassar o time de Ijuí na tabela de classificação. Em outras palavras, pela conjuntura do cenário na qual o clube se encontra na rodada derradeira, o Esportivo espera um "milagre" para permanecer na primeira divisão.
11ª rodada (11/03 - 16h30)
Ypiranga x Grêmio
Internacional x Esportivo
São Luiz x Aimoré
Novo Hamburgo x São José
Juventude x Brasil de Pelotas
Avenida x Caxias
Classificação do Gauchão 2023:
Mín. 13° Máx. 29°