O último confronto do Esportivo em seus domínios no Campeonato Gaúcho de 2023 será determinante para o seu futuro na competição estadual. O alviazul recebe o Juventude, neste sábado (4), às 19h, no Estádio Montanha dos Vinhedos, necessitando exclusivamente de uma vitória para seguir na luta contra o rebaixamento. O clube de Bento Gonçalves visa conquistar o seu primeiro triunfo diante de seu torcedor para continuar sonhando com a permanência na elite.
O Esportivo se encontra em situação delicada na tabela de classificação. Com apenas seis pontos somados em nove rodadas disputadas, o alviazul amarga a vice-lanterna, porém com apenas um ponto a menos que o São Luiz, primeiro colocado fora do Z2. O time comandado pelo técnico Carlos Moraes vem de uma dura derrota por 3 a 0 para o Ypiranga de Erechim, em casa.
O Juventude, por sua vez, ocupa a 6ª colocação com 11 pontos somados. O time alviverde vem de um empate em 2 a 2 no clássico Ca-Ju, diante do Caxias, no Estádio Centenário.
O Esportivo é o pior mandante do Gauchão, com apenas um ponto somado em cinco partidas. O Juventude, por sua vez, conta com um retrospecto recente significativamente negativo atuando fora de casa. Longe de seus domínios, o alviverde de Caxias do Sul não vence desde o dia 15 de maio de 2022, quando superou o Avaí, em Florianópolis, por 2 a 1.
Prováveis escalações:
O Esportivo não terá na beira do gramado o técnico Carlos Moraes, que recebeu o terceiro cartão amarelo na última partida e está suspenso. O auxiliar técnico Everson Aguiar vai comandar a equipe. O treinador novamente não poderá contar com o atacante Guilherme Farias, o qual segue se recuperando de lesão. O volante Jefferson Prill e o meia Diego Furtado são dúvidas. Por outro lado, o zagueiro João Gabriel, que cumpriu suspensão na partida contra o Ypiranga, e o volante Hippolito voltam a ficar à disposição de Carlos Moraes.
Com treinos com portões fechados, o técnico faz suspense em relação ao time titular. O treinador alviazul deve escalar o Esportivo com Copetti, Márcio Lima, João Gabriel (Cleyton), Jean Pablo e Roger; Bulhões, Fabrício Lusa, Vinícius Kiss e Xandy (Diego Furtado); Richard e Flávio Torres (Marcus Vinícius).
O Juventude, comandado pelo interino Adaílton Bolzan, auxiliar que segue à frente do clube até a direção anunciar um novo treinador, terá como desfalque o volante Jean Irmer, suspenso após expulsão no clássico Ca-Ju. O alviverde deve entrar em campo com Thiago Couto; Dani Bolt, Danilo Boza, Felipe Carvalho (Walce) e Guilherme Guedes; Mandaca, Jadson, Boldrin e Vitinho (Rafinha); David e Rodrigo Rodrigues.
No histórico do confronto, o Juventude foi o time que mais enfrentou o Esportivo ao longo de sua trajetória no futebol gaúcho. São 164 partidas, com 30 vitórias para o alviazul, 65 empates e 69 vitórias do time jaconeiro.
Serviço de jogo:
Esportivo x Juventude - 10ª rodada do Gauchão 2023
Data e horário: 04/03 - 19h
Local: Estádio Montanha dos Vinhedos
Arbitragem - Áribtro: Rafael Rodrigo Klein; Auxiliares: Fabrício Lima Baseggio e Cassio Pires Dornelles; 4º Árbitro: Sérgio Eduardo dos Santos Moraes
Transmissão: Premiere
10ª rodada:
Sábado, dia 4
Caxias x Ypiranga
São José x Avenida
Esportivo x Juventude
Brasil de Pelotas x São Luiz
Domingo, dia 5
Aimoré x Novo Hamburgo
Grêmio x Internacional