A palavra mais certa para descrever o sentimento da busca de alguém perdido é: desespero. Um dia a pessoa está ali e no outro, não está mais, deixando poucas pistas para encontrá-la. Assim vivem 12 famílias de Bento Gonçalves que procuram seus entes queridos que desapareceram nos últimos dois meses de 2023, sendo uma delas Rosângela que tenta achar seu filho, Jean Marcel, de 34 anos, que sumiu em janeiro deste ano.
Em 12 de janeiro de 2023, o filho de Rosângela Bernardino Barbosa, chamado Jean Marcel Bernardino de Souza, de 34 anos, desapareceu no bairro São Roque e até o momento, não foi encontrado. “Por enquanto nada, nenhum sinal, na próxima semana vamos buscar um advogado para termos acesso as câmeras de segurança da rua e do bairro, para ver se temos mais alguma pista,” desabafa Rosângela.
A mãe de Jean conta também que ele é usuário de drogas e que tem diversos problemas de saúde como meningite, tuberculose e depressão. No dia que desapareceu estava vestindo uma camiseta bordô, bermuda azul escuro e chinelos pretos. Ele também tem tatuagens nos braços, pernas e peito. “Estamos rezando para que ele seja encontrado, não vamos desistir,” frisa Rosângela Bernardino.
O caso de Jean é mais um dos vários que foram registrados em Bento Gonçalves apenas nos dois primeiros meses de 2023. De acordo com o delegado da 2º Delegacia de Polícia Civil, Rodrigo Morale, desde janeiro foram realizadas 20 ocorrências, destes, oito pessoas já foram localizadas.
Morale também conta algumas das características dos desaparecimentos na cidade. “Esse é um problema que atinge todas as classes sociais, sendo que os motivos mais comuns de desaparecimento são de pessoas com problemas psicológicos, dependentes de álcool/drogas, adolescentes que fogem de casa, casais que brigam e um dos cônjuges resolve ir embora e outro registra o sumiço, dentre outros. Além disso, não há uma faixa etária mais atingida, é bem variado, desde crianças até idosos,” explica o delegado.
Em 2022, foram 73 desaparecimentos registrados na cidade, destes, 55 foram localizados, mas de acordo com o delegado, muitos não retornam para finalizar a ocorrência. “Muitas pessoas, após serem localizadas, não voltam na Delegacia para registrar a localização, então pode haver mais encontrados,” esclarece o delegado Rodrigo Morale.
Lista dos desaparecidos em Bento Gonçalves em 2023
Qualquer informação sobre o caso de Jean e outros citados deve ser informada a Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves pelo número (54) 3452-3200 ou (54) 3452-1422. Caso queira informar direto pelo site da Polícia Civil, só clicar aqui e filtrar por Bento Gonçalves.
Como realizar o registro de desaparecimento
Muitas pessoas acreditam que é preciso esperar 24 ou 48 horas antes de ir a uma Delegacia realizar o registro de desaparecimento, contudo, o delegado Morale explica que não tem um prazo definido. “Não há prazo de dias ou horas, o registro pode ser feito a qualquer momento. O ideal é chegar na Delegacia com o máximo de informações possíveis sobre o desaparecido, onde foi visto pela última vez, que roupa estava usando, o número de telefone do mesmo, fotos e outras informações relevantes,” destaca o delegado da 2º Delegacia de Polícia Civil de Bento Gonçalves.