Na manhã desta sexta-feira (3/3), foi realizada a formatura da primeira turma do curso “Jovem Padeiro”, integrante do projeto Padaria do Bem, desenvolvido no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. Sete adolescentes receberam um certificado de conclusão no curso de qualificação em panificação, que é executado pelo Movimento por uma Infância Melhor (MIM) e financiado por meio do Pró-Social.
O curso teve duração de um mês e meio e contou com o auxílio voluntário de professores de gastronomia da cidade. Os alunos aprenderam a produzir pães, empadas, esfirras, bolos e diversos doces, visando à colocação no mercado de trabalho.
Para a coordenadora do projeto, Marlene Arruda Cardoso, cursos desse tipo são extremamente importantes para os moradores locais. “A gente consegue formar, dentro da comunidade, os adolescentes para o mundo lá fora. E, sem esse projeto, eles não teriam a qualificação necessária”, avalia Marlene.
A Padaria do Bem atende, diretamente, 100 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade do bairro Bom Jesus. O projeto tem o objetivo de estruturar o ambiente em que os educandos vivem, promovendo o aprendizado a fim de que possam desenvolver habilidades e descobrir talentos com a prática direta de produção de pães e outros alimentos.
Um dos formandos do curso, Nicolas Eduardo Berger, gostou tanto de aprender sobre gastronomia que recebeu, na quinta-feira (2/3), o segundo certificado na área. “É bom saber cozinhar. Eu vi que haveria um curso de salgados, pelos quais sou apaixonado. Os professores sempre explicaram bem e deram atenção aos alunos. Em poucas horas, conseguiram ensinar o que aprenderam em anos”, avalia Berger. O jovem, que já atua em uma barbearia, pretende utilizar os conhecimentos e produzir salgados para vender.
A chefe de Divisão do Pró-Social, Gisa Nunez, que prestigiou o momento, acredita que ações como a de ofertar cursos de qualificação profissional são ferramentas importantes no combate à desigualdade social. “Propostas assim precisam ser fomentadas, cabendo à Política de Assistência Social ofertar meios de proteção social que viabilizem a promoção do protagonismo, a participação cidadã e a mediação do acesso ao mundo do trabalho”, afirma Gisa.
A iniciativa da Padaria do Bem recebeu R$ 190 mil por meio de repasses de recursos das empresas Castelo Pack Comércio de Embalagens Ltda e Fibraform Indústria de Embalagens Plásticas Ltda, via incentivo fiscal do ICMS, proposto pelo Sistema de Gestão de Programas Sociais (Pró-Social RS).
Movimento por uma Infância Melhor
Fundado em 9 de dezembro de 2006, por meio da solidariedade e da união de amigos, o Movimento por uma Infância Melhor tem caráter comunitário, associativo, cultural e representativo, sem fins lucrativos. Sua principal finalidade é promover a proteção e o apoio educativo às crianças da Vila Mato Sampaio em situação de pobreza e vulnerabilidade social.
Pró-Social
O Pró-Social RS é o suporte do Estado do Rio Grande do Sul para a gestão integrada das ações sociais entre o terceiro setor e o poder público – Federal, Estadual e Municipal. O Programa visa ao desenvolvimento social por meio do aumento da capacidade de inserção social e produtiva, reduzindo-se assim a pobreza e as desigualdades sociais. Os projetos cadastrados no programa são avaliados de acordo com as regras da Lei da Solidariedade.
Texto: Ascom SAS
Edição: Secom