Equipes da Secretaria da Saúde (SES), da Prefeitura de Redentora e da Defesa Civil do Rio Grande do Sul realizaram, nesta terça-feira (28/2), a entrega de caixas d'água às comunidades da Terra Indígena Guarita, localizada nos municípios de Redentora e Tenente Portela, no norte do Estado. Foram 399 unidades destinadas para Redentora – outras 549 serão entregues em Tenente Portela nos próximos dias.
A ação, de caráter emergencial, visa garantir o acesso à água potável e sua estocagem em local adequado. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS). Como não estão ligados por encanamento, serão abastecidos provisoriamente por caminhões-pipa. Em 3 de fevereiro, a SES entregou dois mil frascos de hipoclorito de sódio e 300 litros de água à aldeia. Os galões de água foram doados por uma empresa, e o insumo, adquirido com recursos do Estado.
O hipoclorito de sódio foi distribuído nas áreas onde o acesso à água é mais precário, e o insumo tem sido utilizado para purificar a água retirada dos rios. Os galões, após o consumo, também substituem as embalagens até então utilizadas, consideradas impróprias para guardar a água.
Além dessa ação, a força-tarefa do governo do Estado, em parceria com as prefeituras e o Hospital Santo Antônio, em Tenente Portela, estão viabilizando a realização de exames e consultas a gestantes e crianças menores de dois anos de idade. Essa é uma estratégia emergencial enquanto a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, e o município de Redentora se articulam para realizar o acompanhamento de pré-natal das gestantes e das crianças indígenas de forma regular.
Para a próxima semana, deverão ser entregues cestas básicas, em ação liderada pela Secretaria de Assistência Social.
Texto: Ascom SES
Edição: Secom
Mín. 17° Máx. 24°