O governador Eduardo Leite estará em Brasília nesta quarta-feira (1º/3) para discutir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ações conjuntas emergenciais de enfrentamento à estiagem no Rio Grande do Sul. Na audiência, que ocorrerá a partir das 18h no Palácio do Planalto, Leite demandará ao presidente novas medidas por parte do governo federal para mitigar os efeitos da seca para os produtores gaúchos.
“O governo federal já fez um primeiro movimento, que consideramos um passo importante, mas entendemos que ainda é necessário avançar em sinalizações e ações concretas para os custos extraordinários que o Estado, os municípios e os produtores têm. São produtores que terão dificuldades para arcar com os seus compromissos em função da frustração das suas lavouras e que, portanto, precisam de prorrogação de financiamentos e até de anistia de algumas dívidas, em especial os agricultores familiares. Vamos levar ao presidente as principais frentes nas quais entendemos que o governo federal pode atuar”, afirma o governador.
Além das ações imediatas, o governador pretende iniciar uma discussão com o presidente sobre possíveis revisões na legislação federal em relação à reservação de água.
Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Secom
Mín. 15° Máx. 18°