13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Sem monitores, creches públicas causam dores de cabeça para pais e funcionários em Bento Gonçalves

Prefeitura ainda não tem previsão de quando o problema, que acontece todos os anos, vai ser resolvido. Pais reclamam também da falta de vagas.

27/02/2023 às 10h30
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Sem monitores, creches públicas causam dores de cabeça para pais e funcionários em Bento Gonçalves

Mais um ano começa e o problema se repete em Bento Gonçalves. As creches públicas (escolas de educação infantil) começam a funcionar sem a mão de obra necessária e os pais não conseguem vagas para colocar seus filhos pelo zoneamento estabelecido pela prefeitura. A solução ainda está longe de chegar e, até lá, todos sofrem com o problema.

Apesar da situação de falta de vagas em creches e de monitores no início do ano ser algo recorrente, a prefeitura de Bento Gonçalves parece não demonstrar interesse em fazer um trabalho preventivo, a fim de evitar esse corre corre e estresse que sempre vem acontecendo. O poder público joga a culpa na alta demanda de procura pelas vagas, como se estivesse ocorrendo o fato pela primeira vez. 

A reclamação dos pais é constante, seja os que não conseguiram vaga ou aqueles que colocaram seus filhos nas escolas de educação infantil. São vários os relatos recebidos pela reportagem do NB Notícias de que os pais estão tendo que sair mais cedo do trabalho para irem buscar seus filhos. Escolas dos bairros Municipal e São João, por exemplo, as diretoras estão tendo que fazer as vezes de monitores para auxiliar os poucos funcionários que estão trabalhando. " Semana passada, fui chamada várias vezes por volta das 15h para buscar meu filho. Na sexta-feira disseram que não era para trazê-lo, pois não tinham gente suficiente para atender" relatou a mãe de uma criança que frequenta a creche do bairro Municipal. 

No bairro São João, algumas mães estão se oferecendo para ajudar a cuidar das crianças, pois a falta de funcionários prejudica o serviço daqueles que estão sobrecarregados no serviço. "É uma pouca vergonha o que estão fazendo com as servidoras municipais. Elas se viram como podem, mas não tem como dar contra de todo o serviço. Quando é que a prefeitura vai trabalhar com a prevenção para evitar que isso aconteça', destacou uma mãe indignada com o que está acontecendo.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a Prefeitura de Bento Gonçalves revela que está buscando atender a demanda das famílias. "Estamos organizando a ampliação gradativa de turmas em  tempo integral. Para o atendimento destes alunos é necessário um número maior de profissionais, que estão em processo de contratação. Também há uma crescente demanda de novos alunos chegando à rede municipal, ampliando ainda mais a necessidade destes profissionais. Estamos trabalhando para que nos próximos dias as turmas possam iniciar o atendimento em tempo integral e estejamos com o quadro completo", diz a nota.

Falta de vagas nas áreas de zoneamento

Outro problema enfrentado por vários pais é a falta de vagas pelo zoneamento nas escolas de educação infantil. No bairro Conceição, por exemplo, onde há duas creches públicas, os pais não conseguem vagas para deixar seus filhos. É o que acontece com Evandro Cesar Fleck Borba. Ele não consegue vaga para sua filha Eloah Angelique Borba, de 2 anos e meio. Segundo Borba, a prefeitura está oferecendo uma vaga em bairros distantes de onde ele mora, sendo que a família não tem condições financeiras para atravessar a cidade e levar a filha até lá. "Gostaríamos muito de levá-la para essas escolas, mas não temos dinheiro para isso. A mais perto oferecida fica no bairro Botafogo", lamentou o pai da criança.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Adeli SellHá 2 anos 4174E aí vem a CIC para nos dizer que as pessoas não querem trabalhar....Como as mães vão para debaixo de um parreiral e os filhos onde vão ficar?
Francis dos SantosHá 2 anos Bento GonçalvesE a prefeitura está esperando o que para chamar as pessoas que passaram no concurso de 2022 para Educadores Infantis?? Demanda pelo jeito existe!!! O que não está acontecendo é as nomeações destes profissionais!!!
Mostrar mais comentários