O ronco, distúrbio que afeta cerca de 30% da população adulta, é considerado um evento normal do sono. Porém e alguns casos o ruído pode ser tão alto a ponto de incomodar não só quem dorme no mesmo quarto, mas todas as pessoas de sua casa. Nessas situações, o maior problema não é o desconforto que provoca aos outros, mas a possibilidade de ocorrerem interrupções na respiração que podem ter como consequência problemas cardiovasculares mais graves. Outros possíveis problemas incluem sonolência durante o dia, baixo rendimento intelectual e no trabalho, cansaço e irritabilidade persistente.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!
Esse distúrbio do sono ocorre, enquanto dormirmos, nosso tônus muscular da faringe reduz causando estreitamento nessa região. Quando o estreitamento é suficiente para obstruir parcialmente a faringe, o fluxo do ar ocorrerá com dificuldade, provocando a vibração das partes moles da garganta e o consequente ruído.
Já a apneia (que significa “parada da respiração”) é o distúrbio no qual o indivíduo sofre breves e repetidas interrupções da respiração enquanto dorme. Essas paradas são causadas por obstruções da passagem do ar pela garganta de pelo menos 10 segundos de duração.Quando a frequência de apneias é maior que 5x/hora durante o sono, dizemos que o indivíduo é portador de apneia do sono. Sua ocorrência é mais em comum entre os obesos e em adultos maiores de 35 anos.
Sabe-se que cerca de 90% dos indivíduos que possuem apneia do sono ainda não possuem o diagnóstico, por isso procure um profissional capacitado para diagnosticar. Por meio de uma polissonografia, pode-se identificar e prevenir ronco comum, bruxismo e apneia. Em alguns casos, o cirurgião-dentista pode atuar de forma importante através da orientação do uso de placas de avanço mandibular durante a noite, resolvendo o problema na maioria dos casos. Existem tratamentos específicos para cada tipo de distúrbio, e é necessário um diagnóstico para saber a causas. No caso de tratamentos contra o bruxismo, existem protetores e algumas opções como placas miorrelaxantes para alcançar um sono mais tranquilo.
Sua principais vantagens são:
- Solução individualizada e personalizada
- Fácil manuseio e adaptação
- Possibilidade de regulagem
- Durabilidade
Dúvidas Comuns
Uma dúvida comum é se o uso contínuo das placas poderia causar alterações na abertura da boca. Em geral, esta é uma preocupação de pacientes com uso da placa intraoral durante longo prazo. Estudos recentes demonstram que as placas são seguras e não promovem alterações significativas nem na oclusão e nem na ATM dos pacientes. São raros os casos de efeitos indesejáveis. Por isso, a supervisão periódica é fundamental para o acompanhamento e a intervenção profissional.
Dica
Para evitar tais distúrbios, o ideal é fazer atividades físicas regularmente, que vão ajudar você a manter o peso ideal e diminuir os níveis de tensão e estresse. Com isso, você terá noites de sono mais tranquilas, saúde e bem-estar.
Você se identificou ou tem alguma pessoa próxima que passa por isso, agende uma avaliação e dê um fim nesse inimigo barulhento e perigoso.
Plantão de atendimento - 24 HORAS
Rua Ramiro Barcelos, 228, Centro
Bento Gonçalves
Fone: (54) 3702-1986 / whats (54) 98404-0405
Mín. 14° Máx. 25°