Bento Gonçalves agora conta oficialmente com Dia da Mulher Advogada, que será comemorado no dia 15 de dezembro. O projeto de Lei nº 04/2023 de autoria do vereador Thiago Fabris (PP) que solicitava a inclusão da data no Calendário Oficial de Eventos da cidade, foi aprovado durante a sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira, 22.
Com autoria do vereador Thiago Fabris (PP), foi solicitado ao Poder Executivo a inclusão no Calendário oficial de Bento Gonçalves do "Dia da Mulher Advogada" na data de 15 de dezembro, com o objetivo de homenagear as profissionais da área na cidade. "O projeto tem com o objetivo homenagear todas as Mulheres Advogadas do Município que, em pleno século XXI, ainda enfrentam dificuldades de toda sorte. Além de serem profissionais, mães, esposas, lutam contra o preconceito de gênero, desigualdade de salários, desrespeito às prerrogativas, dentre tantas outras adversidades sociais e culturais que, infelizmente, revelam o patriarcado tão enraizado na sociedade. Mesmo assim, com coragem, profissionalismo e muita luta, elas são capazes de superar todas os percalços," destaca no projeto de Lei nº 04/2023. Vale destacar que a data indicada, visa homenagear a primeira advogada do Brasil, Myrthes Campos, que ficou muito conhecida pela sua luta pelos direitos femininos no início do século 20.
Com a presença de várias advogadas da cidade durante a sessão da Câmara desta quarta-feira, 22, o parlamentar explica que o projeto é apenas uma forma de formalizar a data. "A data já existe no Brasil e já é comemorada, mas agora está oficialmente no Calendário de Eventos da cidade," explica o autor do projeto.
Em sua fala, Thiago também frisou como todos necessitam estar juntos para lutar contra a discriminação. "A construção de todos os diretos das mulheres foi um caminho longo e nós precisamos continuar nesse caminho, não se pode esperar que apenas as mulheres lutem sozinhas contra as forças da discriminação. É por isso que todos nós, políticos, mentores, empresários, precisamos estar engajados nessa luta," destaca Fabris.
O presidente da Mesa Diretora, Rafael Pasqualotto (PP), elogiou a iniciativa. "Nós parabenizamos, como presidência e como Câmara, a ti e o seu gabinete pela iniciativa, realmente faz muita falta a presença feminina em projetos importantes e segmentados da área e tentamos, de alguma forma, equalizar isso," finaliza Pasqualotto.
Mín. 13° Máx. 29°