O Centro Cultural Tuiuty foi inaugurado no dia 4 de fevereiro com uma proposta de valorização e preservação do patrimônio material e imaterial do distrito. Nele, está funcionando a Subprefeitura de Tuiuty e o espaço conta ainda com sala de reuniões e estudo, exposições, oficinas e a Sala do Livro.
Organizada pela Biblioteca Pública Castro Alves em parceria com a equipe do Centro Cultural de Tuiuty, a Sala do Livro é um ambiente localizado no primeiro andar do prédio, com duas estantes duplas de exemplares. São aproximadamente 1000 títulos, um acervo com leituras especialmente voltado para a criançada e os jovens, com literatura brasileira, estrangeira, livros de descrição de viagens, obras dos autores locais do município, dentre tantas outras diversas leituras.
A bibliotecária Paula Porto ressalta que “é de extrema importância a existência de um espaço para o livro estar presente no Centro Cultural de Tuiuty, pois representa uma ação de democratização do acesso ao livro e a literatura para os membros da comunidade, que muitas vezes possuem dificuldade de encontrar espaços como este”.
Alguns livros que a equipe da Sala do Livro recomenda são:
• Era uma vez na Amazônia - Jean Angelles (Literatura infantil)
• Diário de um Banana: Rodrick é o cara - Jeff Kinney (Literatura juvenil)
• Paixão Crônica - Martha Medeiros (Literatura brasileira)
• A revolução dos bichos - George Orwell (Literatura estrangeira)
• Perfumes e moscas - Ismael Sebben (Literatura brasileira - Escritor local)
• A menina que roubava livros - Markus Suzak (Literatura estrangeira)
O cadastro é gratuito e pode ser feito com as atendentes da Recepção do Centro Cultural Tuiuty. É necessário só um documento de identidade e não há taxas.