O Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), organizou um calendário dos festivais de artes cênicas que serão promovidos no Rio Grande do Sul ao longo de 2023. O documento já pode ser acessado neste link ou no perfil do instituto no Instagram (@ieacenrs).
A ideia do mapeamento surgiu durante o Circuito Formativo de Artes Cênicas, desenvolvido no segundo semestre do ano passado, com o intuito de articular o setor, além de capacitar e fortalecer a classe artística. Segundo a diretora do Ieacen, Gabriela Munhoz, a experiência com o projeto permitiu um estreitamento de relações com os responsáveis pelos festivais, bem como com gestores municipais, grupos de teatro, dança e circo, associações e os próprios oficineiros. “Dessa forma, foi possível reconhecer a ampla e heterogênea cena dos festivais no Estado, com atividades em diversos estágios de desenvolvimento e localizações distintas por todo o Rio Grande do Sul”, explica a diretora.
A expectativa do Ieacen é que o mapa aproxime o público dos festivais e estimule parcerias e interações, além de servir de ferramenta para o fomento da cultura, da economia criativa e de outros segmentos associados. “Reconhecemos o potencial que esses festivais têm em seus municípios e entorno, especialmente por estimularem cadeias produtivas e setores com atividades que podem ser complementares, como é o caso do turismo, da educação e da economia criativa. Percebemos a necessidade de promover mais interação e intercâmbios que fortaleçam as artes cênicas e beneficiem os trabalhadores do setor”, afirma a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.
O mapeamento dos festivais seguirá em atualização, com a possibilidade de ajuste das informações divulgadas e inclusão de novas iniciativas. Os interessados deverão preencher o formulário disponível nas redes sociais do Ieacen.
Texto: Josiane Rotta/Ascom Sedac
Edição: Felipe Borges/Secom