Depois de um empate decepcionante contra o Novo Hamburgo, o Esportivo se recuperou ao vencer o Avenida fora de casa, de virada, conquistando a sua primeira vitória no Gauchão 2023. Com apenas um ponto de diferença para o São Luiz, primeiro colocado fora da zona do rebaixamento, o alviazul segue com plenas condições de deixar o Z2, dando esperança ao torcedor para que o clube permaneça na elite do futebol gaúcho.
O final da partida contra o Avenida foi marcado por muita comemoração. O atacante Richard, autor do primeiro gol do alviazul no confronto, foi um dos atletas que saiu de campo emocionado. Após sete jogos sem vitórias, o Esportivo ganhou uma injeção de ânimo para encarar a reta final do estadual.
“É muita emoção, porque viemos sofrendo muito nos últimos 30 dias, e não é só eu, é todo o grupo. No último jogo em casa saímos muito decepcionados por deixar escapar a vitória. Sinto-me honrado neste momento pelo jogo que meus atletas fizeram, pelo jogo que o Esportivo fez, não tenho palavras para descrever o que aconteceu aqui, foi uma virada histórica”, relata o técnico Carlos Moraes.
Conforme o treinador, a vitória conquistada diante do Avenida deve proporcionar maior confiança aos atletas dentro das quatro linhas para os próximos confrontos. O técnico também elogiou a postura da equipe e ponderou a importância de mantê-la para os jogos em casa. “Essa vitória nos dá uma confiança muito grande para tirar o Esportivo desta situação que não merece estar. O que posso adjetivar esse grupo que veio em Santa Cruz jogar é que se trata de um grupo de guerreiros”, pondera.
Carlos Moraes projeta uma reta final de Campeonato Gaúcho difícil e “muito suada”. Com dez dias para preparar a equipe para o confronto diante do Ypiranga, o treinador salienta que, agora, só a vitória interessa para o Esportivo e vai tratar os confrontos como finais. “São duas finais, e mais o jogo contra o Inter na última rodada. Gauchão é assim, não é a primeira vez que o Esportivo fica nessa situação. Vamos trabalhar muito agora, com uma confiança muito grande e não podemos pensar em outro resultado a não ser a vitória”, explica o treinador alviazul, que conclui:
Tivemos jogadores se entregando até o final e tivemos ousadia nas substituições para colocar o time para frente e os jogadores tiveram comportamento exemplar Se conseguirmos manter esse mesmo foco durante essa semana vamos fazer mais um grande jogo e vamos ter que transformar o jogo contra o Ypiranga em uma batalha para poder vencer”, destaca.