O que parecia quase impossível, aconteceu: o Esportivo venceu sua primeira partida no Campeonato Gaúcho. O time do técnico Carlos Moraes venceu o Avenida, de virada, por 2 a 1, jogando em Santa Cruz do Sul. Com o resultado, o Alviazul está a um ponto de deixar a zona do rebaixamento.
O jogo começou com aquele roteiro dramático para o torcedor do Esportivo. O time entrou em campo jogando mal e sendo dominado pelo Avenida. Mesmo assim, o Alviazul conseguiu conter as ações do adversário até os 27 minutos da primeira etapa. Após um bate-rebate dentro da área, a arbitragem marcou um pênalti no mínimo duvidoso. Carlos Henrique cobrou e abriu o placar. Nos acréscimos o Avenida perdeu a chance de ampliar o placar. Adeílson chutou forte de fora da área e goleiro Copetti fez uma grande defesa. O primeiro tempo terminou por 1 a 0.
No segundo tempo, pode-se dizer que o dedo do técnico funcionou na conversa de vestiário. O Esportivo mudou sua postura e começou a atacar o Avenida. Porém, somente aos 21 minutos o Alviazul chegou ao empate. O atacante Flávio Torres recebeu na área e dividiu com o zagueiro. Richard aproveitou a sobra e empatou a partida: 1 a 1. A partir daí, o Esportivo tomou conta do jogo.
Carlos Moraes mandou seu time para cima do Avenida, que sentiu o gol do empate. Aos 33 minutos, porém, num contra-ataque, o Avenida quase voltou à frente do placar, quando Carlos Henrique acionou Grafite e o camisa 7 mandou por cima do travessão.
Por coincidência, a virada do Esportivo veio no final da partida e com a cobrança de um pênalti aos 42 minutos. A torcida do Alviazul ficou apreensiva, pois o time deixou escapar a vitória contra o Novo Hamburgo, na semana passada, ao perder um pênalti. Desta vez, Vinícius Kiss cobrou o pênalti e garantiu a primeira vitória do Esportivo na competição. O jogo terminou em 2 a 1 para o Alviazul.
Mais de uma semana de trabalho
Com o alívio pela primeira vitória, o técnico Carlos Moraes agora terá mais de uma semana para preparar a equipe para o jogo decisivo contra o Ypiranga, no Montanha dos Vinhedos. O Esportivo volta a campo somente no dia 28 de fevereiro (terça-feira). Além do Ypiranga, o Alviazul também jogará em casa contra o Juventude, no sábado, dia 4 de março. O ideal seria que o time fizesse os seis pontos para livrar-se totalmente das chances de rebaixamento. Mas o certo é que o Esportivo depende só de suas forças para escapar da degola.
CONFIRA A TABELA DE CLASSIFICAÇÃO
Mín. 13° Máx. 29°