Em busca da recuperação no Campeonato Gaúcho de 2023, o Esportivo encara a equipe do Avenida, neste sábado (18), às 19h, no Estádio Eucaliptos, reeditando a final da Divisão de Acesso do ano passado. Com três pontos em 21 disputados, o alviazul necessita pontuar na competição estadual para permanecer na briga contra o rebaixamento.
O Esportivo é o único time que ainda não venceu na competição. O alviazul ocupa a lanterna do Gauchão com três pontos de diferença para o São Luiz, primeira equipe fora da zona do rebaixamento. O time de Bento Gonçalves vem de um empate em 0 a 0 com o Novo Hamburgo, com direito a pênalti desperdiçado.
O Avenida, por sua vez, está na 7ª colocação com oito pontos somados. O time de Santa Cruz do Sul vem de derrota para o Grêmio pelo placar de 2 a 0, na Arena do Grêmio. No ano passado,
Esportivo e Avenida realizaram a final da Divisão de Acesso. Na ocasião, as equipes ficaram no empate em 1 a 1 no Estádio Eucaliptos, no jogo de ida. Na partida de volta, o alviazul levou a melhor, derrotando o Periquito por 1 a 0 no Estádio Montanha dos Vinhedos, conquistando o título da Série A2.
Prováveis escalações:
O Esportivo terá como desfalque para o confronto o atacante Guilherme Farias, o qual segue se recuperando de lesão, além dos jogadores que ainda não conseguiram entrar em campo neste ano, como é o caso do lateral-esquerdo Magal e do volante Vitão, ambos por conta de lesões. O alviazul contará com os retornos do volante Jefferson Prill e do atacante Thiaguinho, os quais cumpriram suspensão contra o Novo Hamburgo.
A novidade é o atacante Xandy, recém contratado pelo alviazul, o qual já está no BID e pode estrear com a camisa do Esportivo justamente contra o seu ex-clube, o Avenida, com o qual conquistou o acesso à elite em 2022.
O técnico Carlos Moraes deverá promover poucas alterações na equipe titular. Para enfrentar o Avenida, o treinador deve escalar o alviazul com Copetti, Márcio Lima, Jean Pablo, João Gabriel e Roger; Bulhões (Prill), Fabrício Lusa, Vinícius Kiss e Germano; Thiaguinho (Xandy) e Marcus Vinícius.
O Avenida, do técnico Márcio Nunes, terá como desfalques a dupla de defesa Micael e Marcão, além do lateral-esquerdo César Nunes, todos suspensos. O time de Santa Cruz do Sul deve entrar em campo com Rodolfo Castro, Lucas Lopes, Dadalt, Jessé e Jeferson; Adeílson Maranhão, Rafael Carrilho, Dionatan, Esley Pionteck e Guilherme Garré; Carlos Henrique.
Serviço de jogo:
Avenida x Esportivo – 8ª rodada do Gauchão 2023
Data e horário: 18/02 – 19h
Local: Estádio dos Eucaliptos, Santa Cruz do Sul
Arbitragem – Árbitro: Tiago Pires Staduto; Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Artur Avelino Birk Preissler; 4º Árbitro: Marcello Ignacio Domingues Neto
Transmissão: ge.globo/rs
8ª rodada:
Quinta-feira, dia 16
Novo Hamburgo 1 x 1 Caxias
Internacional 2 x 0 São José
Juventude 2 x 1 Aimoré
Sábado, dia 18
São Luiz x Grêmio
Ypiranga x Brasil de Pelotas
Avenida x Esportivo