A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), procura novas vozes para integrar o Coro Sinfônico da Ospa, um dos principais grupos corais do Estado. As inscrições são para cantores e cantoras de todos os naipes e ficam abertas até às 18h do dia 25/02.
Em 2023, o coro participará da temporada artística da Ospa interpretando grandes obras, como “Gloria”, de John Rutter, e “Te Deum”, de Anton Bruckner. O grupo também vai realizar concertos populares e terá participação em uma ópera que ainda deve ser anunciada para este ano.
O Coro Sinfônico da Ospa é adulto e tem caráter amador, ou seja, é sem remuneração. Para se candidatar é preciso ter idade mínima de 18 anos, experiência em canto coral, conhecimento teórico-musical e tempo disponível para ensaios e apresentações. Com início marcado para 7 de março, os ensaios ocorrem sempre das 19h30 às 22h, na Casa da Ospa, localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1501), em Porto Alegre. Vozes agudas ensaiam nas quartas e sextas-feiras e vozes graves nas terças e sextas-feiras.
Para se inscrever é preciso preencher o formulário online ( clique aqui ), também disponível na seção do Coro Sinfônico do site da Ospa . Além de preencher os dados, será preciso anexar um vídeo com uma performance vocal da obraAve Verum, de Mozart. No vídeo, o candidato deverá falar o seu nome, informar o naipe e posteriormente cantar a sua linha melódica da obra indicada, com ou sem acompanhamento instrumental. Para acessar a partitura clique aqui .
Os aprovados nessa primeira etapa receberão um e-mail com o agendamento da prova presencial. Nesta fase, serão analisados: afinação, ritmo, qualidade vocal, extensão vocal, percepção musical, solfejo simples e conhecimentos básicos de teoria musical.
Sobre o Coro Sinfônico da OSPA
O Coro Sinfônico da OSPA é formado por cantores voluntários que se dedicam a interpretar grandes obras do repertório coral-sinfônico. Além de participações marcantes na programação da OSPA, inclusive em montagens operísticas encenadas, o grupo realiza concertos à capela em diferentes cidades do Estado e com outras orquestras ou grupos instrumentais.
Em seu repertório estão obras de Aguiar, Bach, Beethoven, Bizet, Borodin, Brahms, Gounod, Händel, Haydn, Mahler, Mendelssohn-Bartholdy, Mignone, Mozart, Mussorgsky, Orff, Prokofiev, Puccini, Rachmaninoff, Rimsky-Korsakov, Santoro, Stravinsky, Tchaikovsky, Verdi, Villa-Lobos, Vivaldi, entre outros. A equipe artística do coro é formada pelo maestro Manfredo Schmiedt, pela professora de canto Elisa Machado e pelo pianista Eduardo Knob.
Seleção de novos cantores e cantoras para o Coro Sinfônico da OSPA
Texto: Ascom/Sedac
Edição: Secom
Mín. 15° Máx. 18°