A causa animal em Bento Gonçalves evoluiu muito durante o último ano e agora a possível novidade pode beneficiar ainda mais ONG’s e famílias que não tem muitas condições de oferecer ração de qualidade e medicamentos para seus bichinhos. Dois vereadores da cidade, Ari Pelicioli (CIDADANIA) e Rafael Fantin – Dentinho (PSD), estão buscando aprovar um Banco PET, onde o poder público disponibilizaria um espaço para que pessoas jurídicas e físicas realizem doações de alimentos, roupas, medicamentos e outros itens para os animais.
Um dos parlamentares, Ari Pelicioli (CIDADANIA) enviou a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves ainda no dia 28 de fevereiro de 2022 um anteprojeto (esboço, proposta ou versão preliminar de um texto ainda não apresentado formalmente como proposição à Casa Legislativa) sugerindo a criação de um Banco de Alimentos para Pets com o objetivo de coibir o descarte de alimentos de consumo animal que não poderão ser comercializados, por estarem próximo do prazo de validade, mas que ainda possuam tempo hábil para serem consumidos, oriundos das prateleiras de estabelecimentos comerciais que não serão encaminhadas ao comércio.
O "Banco Solidário de Rações e Utensílios para Animais" iria coletar, recondicionar e armazenar gêneros alimentícios, perecíveis ou não, desde que em condições de consumo, bem como utensílios para animais, como móveis, roupas, coleiras, guias, casinha, bolsa de transporte e brinquedos, provenientes de doações de estabelecimentos comerciais, de apreensões realizadas pelo órgão fiscalizador ou de pessoas físicas ou jurídicas. Seria função do "Banco Solidário de Rações e Utensílios para Animais", também, distribuir os gêneros alimentícios e os utensílios coletado.
O anteprojeto foi enviado ainda naquela data, mas até agora não teve um posicionamento do Executivo, nem os pareceres jurídicos e das comissões.
E no início de 2023, o vereador Dentinho (PSD) enviou um projeto similar à Câmara com a sugestão de um Banco PET – com o mesmo objetivo do Banco de Alimentos. O parlamentar justifica que não sabia do projeto do Ari Pelicioli e que por ser um dos representantes da causa animal da cidade, foi acionado pelas ONG’s da cidade para a realização do Banco. “Esse projeto já funciona em outras cidades e já estávamos o estudando, mas também foi pensado devido os efeitos da pandemia, já que muita gente acabou diminuindo o orçamento familiar e com isso os animais foram afetados,” explica Dentinho.
O Brasil é o terceiro país com mais animais de estimação, então o Banco, além de ajudar as famílias mais carentes, também ajudaria na diminuição dos índices de abandono. “O Banco PET vem como uma forma de legalizar essas doações de pessoas físicas e jurídicas, para deixar que as famílias mais carentes tenham esses animais e que consigam dar de alimento e levar em ao veterinário, além de minimizar os efeitos do abandono, pois muitos decidem largar o bichinho na rua quando não tem mais condições de bancá-lo ou por vezes, os deixam em uma situação precária,” esclarece o vereador.
Dentinho também frisa o trabalho das cuidadoras e suas expectativas com a aprovação do projeto. “Espero que esse projeto seja levado adiante, pois é de suma importância. Bento Gonçalves tem um movimento interessante de cuidadoras, que fazem um belíssimo trabalho, mas estão trabalhando acima de suas capacidades tanto na questão de acolhimento até na busca de alimentos, então o Banco seria de muita ajuda,” destaca o parlamentar.
Ambos projetos são destinados a ONG’s da causa animal de Bento Gonçalves e famílias cadastradas do CadÚnico, mas até o momento nenhuma das ideias foi discutida na Câmara de Vereadores.
Mín. 13° Máx. 20°