A direção do Brasil de Farroupilha esteve presente no Congresso Técnico da Divisão de Acesso de 2023, realizado na terça-feira (14), na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Na ocasião, o clube rubro-verde não confirmou a sua participação na competição e solicitou à entidade um prazo até o final do mês de fevereiro para se posicionar a respeito se estará presente ou não na disputa do campeonato. Conforme nota do clube, o motivo se deve exclusivamente à situação orçamentária do rubro-verde.
Segundo o presidente do Brasil-FAR, Elenir Bonetto, o trabalho desempenhado no clube foi focado em preservar a saúde financeira do clube, no entanto sem abdicar de disputar competições e dos demais projetos da equipe, como as categorias de base e o futebol feminino.
A direção evidenciou as dificuldades financeiras para dar continuidade ao trabalho dentro das quatro linhas. “Em virtude do momento econômico atual, com pouquíssimo apoio e sem perspectivas concretas de subsídios, a solução seria desistir da competição. Tal fato acarretaria no rebaixamento automático do clube e ainda a pena de multa e suspensão de todas as competições oficiais por dois anos”, diz a nota.
Com o prazo solicitado, a direção espera buscar recursos para a disputa da competição estadual. “A direção, Conselho Deliberativo, ex-dirigentes e apoiadores estarão imbuídos em reverter esse cenário”, afirma o clube.
A Divisão de Acesso tem início previsto para o dia 16 de abril. O rubro-verde está no grupo A, ao lado do Veranópolis, Tupi de Crissiumal, Glória de Vacaria, Passo Fundo, União Frederiquense, Gaúcho e Monsoon FC.