Esporte Futebol
Clubes da Serra Gaúcha conhecem adversários na Divisão de Acesso de 2023
Competição tem previsão para iniciar no dia 16 de abril. Veranópolis, Brasil de Farroupilha e Glória de Vacaria representam a região serrana na competição estadual.
15/02/2023 14h48 Atualizada há 2 anos
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Kévin Sganzerla

A Federação Gaúcha de Futebol - FGF realizou, na terça-feira (14), o Conselho Técnico para o Gauchão Série A2. O encontro na sede da entidade contou com a participação dos presidentes dos clubes que disputarão a competição e definiu regulamento e o formato da disputa. A previsão de início é dia 16 de abril, com término no dia 27 de agosto. O Veranópolis, o Brasil de Farroupilha e o Glória de Vacaria vão representar a região da Serra Gaúcha na competição estadual na briga pelo acesso à elite.  

Ficou definida a manutenção da fórmula da disputa do ano passado, com partidas de ida e volta. Os 16 clubes participantes estarão divididos em duas chaves regionalizadas. Avançam para próxima fase os quatro melhores colocados de cada grupo. As quartas de final, semifinais e finais, serão disputadas em jogos de ida e volta. Não haverá gol qualificado nos mata-matas.

Grupo A

Brasil de Farroupilha, Gaúcho, Glória, Monsoon, Passo Fundo, Tupi, União Frederiquense e Veranópolis

Continua após a publicidade

Grupo B

Bagé, Guarani-VA, Guarany, Inter-SM, Lajeadense, Pelotas, Santa Cruz e São Gabriel

Ao campeão e vice do Gauchão Série A2 - Esportes da Sorte, estarão assegurados os acessos para o Gauchão 2024. Por sua vez, o último colocado de cada grupo será rebaixado para o Gauchão Série B 2024.

Continua após a publicidade

Transmissão

O Gauchão Série A2 - Esportes da Sorte terá transmissão de todos os jogos pela FGF TV e redes sociais da FGF. Ao longo da primeira fase, as transmissões serão gratuitas. A cada rodada, uma partida terá transmissão aberta pela TVE. Ainda durante a fase classificatória, os clubes poderão negociar diretamente com rádios e jornais para a retransmissão do sinal gerado pela FGF TV dos seus jogos.

- Além de manter a padronização das transmissões e a identidade visual da competição, a retransmissão do sinal da FGF TV pode ser revertido em recursos para os clubes - completou o presidente da FGF, Luciano Hocsman.

Nas fases eliminatórias, as transmissões serão exclusivas da FGF TV, mediante assinatura. Um jogo por rodada terá transmissão em TV aberta, pela TVE.