14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Historiadora promove oficina gratuita de salvaguarda de acervos históricos e artísticos

Com vagas limitadas, participantes aprenderão como higienizar e conservar fotos antigas, documentos, objetos históricos e obras de arte de acervos públicos ou privados.

14/02/2023 às 13h35 Atualizada em 17/02/2023 às 10h02
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Historiadora promove oficina gratuita de salvaguarda de acervos históricos e artísticos

Quem tem fotos antigas de seus familiares, documentos, livros e objetos tem uma ótima oportunidade de participar de oficinas gratuitas para valorizar e conservar todo este acervo. A oportunidade surge através do projeto "Exposição de acervos históricos e artísticos com acessibilidade: tecnologias, conceitos e métodos", da historiadora Cristine Tedesco. As inscrições estão abertas e podem ser feitas clicando neste link e as oficinas começam no dia 11 de março.

De acordo com Cristine Tedesco, o projeto oferece oficinas para a salvaguarda de fotografias, imagens tridimensionais, obras de arte, livros e documentos, a serem realizadas no Museu do Imigrante de Bento Gonçalves. Serão oferecidos todos os materiais para realização das oficinas, as inscrições são gratuitas, com total de 10 vagas e 50 horas de duração, sendo 20 horas práticas e 30 conceituais. Cristine destaca que nos encontros conceituais, serão discutidas estratégias para acessibilidade nos acervos documentais, visuais e nos percursos expositivos, com base em pesquisas desenvolvidas pelos professores ministrantes, participações em cursos no Brasil e no exterior, além das experiências da equipe em outros projetos com acessibilidade.

Após a finalização das oficinas, será realizada uma exposição na sala de exposições temporárias do Museu do Imigrante, com apresentação dos resultados à comunidade. A mostra contará com audiodescrição dos objetos, fotografias, livros e documentos que forem submetidos aos métodos de higienização e conservação durante as oficinas do projeto, além de vídeo documentário dos processos, com tradução em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Por fim, será publicado um catálogo digital da exposição, com textos sobre conservação de acervos, fotografias dos itens apresentados na mostra e diretrizes para percursos expositivos com tecnologias de acessibilidade.

O projeto oportuniza ainda a contratação de profissionais da cidade e região, com participação das historiadoras Cristine Tedesco e Sabrina de Lima Greselle, dos conservadores-restauradores Juliane Cescon e Fernando Pozzer, do agente cultural Sandro Giordani, da designer Thaís Macedo e do curador Micael Biasin.

Cristine Tedesco é Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

INFORMAÇÕES DO PROJETO

"Exposição de acervos históricos e artísticos com acessibilidade: tecnologias, conceitos e métodos"

Proponente: Prof.ª Dr.ª Cristine Tedesco.

Datas: 11/03, 18/03, 25/03, 01/04 e 15/04 (sempre aos sábados).

Horário: das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Local: Museu do Imigrante.

Quanto: Inscrições gratuitas e materiais inclusos.

OBS: Os participantes receberão certificado de 50 horas, mediante frequência de 80% dos encontros.

Link para inscrição: https://forms.gle/Vz5bNvHF3rYffwmk8

Financiamento: Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Secretaria Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural.

Apoio: Ártemis - História, Arte e Cultura, Museu do Imigrante de Bento Gonçalves

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários