Bairros Trânsito
Como funcionam os semáforos inteligentes do bairro Borgo
Instaladas em 2021, as sinaleiras melhoraram o fluxo de veículos entre as ruas São Paulo e Fiorelo Bertuol em horários de pico, mas você acha que elas realmente resolveram o problema?
13/02/2023 11h55 Atualizada há 2 anos
Por: Renata Oliveira
Motorista espera de 1 a 2min para se locomover durante os horários de pico entre as ruas São Paulo e Fiorelo Bertual, no bairro Borgo. Crédito: Renata Oliveira/NB

O trânsito de Bento Gonçalves, em horários de pico, pode ser considerado “caótico” em alguns pontos da cidade como nos bairros Centro, Progresso e Borgo. Neste último, foi instalado, ainda em 2021, quatro semáforos considerados inteligentes para ajudar no tráfego entre as ruas São Paulo e Fiorelo Bertuol, próximas à escola Alfredo Aveline, e desde então o fluxo melhorou no local, mas você sabe como o sistema funciona?

As quatro sinaleiras automatizadas instaladas em outubro de 2021, custando R$ 43 mil, prometeram diminuir significativamente o congestionamento entre as ruas São Paulo e Fiorelo Bertuol, no bairro Borgo. E como funciona o sistema dos semáforos inteligentes? Segundo a assessoria, o tempo máximo de espera de quem vem do Centro e vai realizar a conversão na Fiorelo Bertuol é de 2min e 20s para o semáforo abrir. Depois de abrir, o tempo de verde pode variar de 10 a 35s conforme a demanda. 

Verificamos nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, em um horário de pico (por volta das 17h30min) e os tempos de espera variam de 1 a 2min e,  quando está aberto, o motorista tinha em torno de 17 a 50 segundos para se locomover, o que é considerado um intervalo razoável, pois a sinaleira retém uma variedade de sensores e inteligência artificial que consegue direcionar de forma organizada e rápida o tráfego de veículos e pedestres. 

Ainda em 2021, a Prefeitura já comentava que o sistema seria inserido em outras localidades, mas até o momento, não há nenhuma novidade. “A prefeitura está realizando estudos para automatizar os cruzamentos do Município, gerando maior sincronia e aproveitamento do tempo,” sinaliza o secretário de Mobilidade Urbana, Henrique Nuncio, através da assessoria de imprensa. 

Continua após a publicidade

E você? Acha que as sinaleiras automatizadas realmente resolveram o problema? Que outros pontos você sugeriria para a instalação do sistema? 

Sinaleiras inteligentes foram instaladas em 2021 e melhoraram o fluxo no local. Crédito: Renata Oliveira/NB