13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Do futebol amador de Bento ao profissional: Márcio Ebert assume o comando do Monsoon FC

Treinador terá a sua primeira oportunidade sob o comando de um clube profissional, e vai atuar na Divisão de Acesso de 2023

11/02/2023 às 12h43
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Foto: Monsoon FC
Foto: Monsoon FC

Com passagens pelo futebol amador de Bento Gonçalves e com trabalho de destaque nas categorias de base do Esportivo, o técnico Márcio Ebert terá a sua primeira oportunidade sob o comando de uma equipe profissional. Após conquistar o título da Terceirona Gaúcha de 2022, o Monsoon FC vai apostar em Ebert para estar à frente do clube porto-alegrense na disputa da Divisão de Acesso. 

Sob o comando do técnico Cristian de Souza, que também iniciou sua trajetória como treinador em Bento Gonçalves, o Monsoon FC alcançou o acesso com o título da Terceirona Gaúcha, em campanha invicta. Agora, o bastão foi passado para o comandante Márcio Ebert, o qual já fazia parte do clube, treinando as categorias de base. 

Conforme relata o treinador, o convite foi recebido com surpresa. “Primeiramente foi um susto, depois foi um mix de sentimento. Estou muito feliz por ser valorizado e ter reconhecimento do clube da pessoa e do trabalho, das metodologias e conceitos que adotamos”, conta Márcio Ebert, que complementa:

“De imediato já aceitei o convite do presidente, pois se trata de uma oportunidade profissional que estava aguardando e estava me capacitando há muito tempo, buscando o conhecimento teórico, prático e na questão da experiência e rodagem nas categorias de base e também no profissional, no Esportivo, com o acesso, o título do interior e o rebaixamento, que também nos ajudou a evoluir de maneira positiva”, destaca. 

Márcio Ebert foi auxiliar-técnico do Esportivo durante três temporadas / Foto: Kévin Sganzerla

Na temporada passada, em sua primeira participação em uma competição profissional, o Monsoon FC se sagrou campeão da Terceiro Gaúcha. Em plena ascensão, a responsabilidade em comandar o clube, conforme Márcio Ebert, torna-se ainda maior. 

“É uma responsabilidade muito grande comandar a equipe profissional de um clube-empresa novo, jovem, em ascensão, com um pensamento diferente, que vem do seu primeiro trabalho com uma conquista e que tem objetivos claros e que busca sempre chegar ao mais alto patamar. Nunca fugi de desafios e esse é só mais um, e tenho certeza que vamos superar da melhor forma”, pondera. 

Com experiência em Divisão de Acesso, Márcio Ebert, que tem como principal característica aplicar modelos e conceitos do futebol moderno em seus trabalhos, afirma que nem sempre priorizará “jogar bonito” dentro das quatro linhas, tendo em vista as inúmeras particularidades do futebol gaúcho e da competição, tanto no estilo de jogo como na própria estrutura dos clubes. 

“Conhecemos o campeonato, sabemos que a Divisão de acesso é um dos campeonatos mais difíceis do Rio Grande do Sul, a maioria dos clubes que jogam são tradicionais, frequentadores assíduos do Gauchão Série A e que tem uma experiência muito grande no futebol gaúcho”, salienta o treinador. 

De acordo com o técnico, aproximadamente 70% do grupo de atletas está formado. O clube busca reforços para qualificar o elenco e também pretende promover jovens jogadores da base para fazer parte do plantel. Dentro das quatro linhas, Márcio Ebert também almeja dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo técnico Cristian de Souza. “A ideia é montarmos uma equipe que venha ao encontro das particularidades do futebol gaúcho. Estamos sendo bem específicos e pontuais para conseguirmos montar uma equipe que não venha a ter problemas de adaptação com a competição”, explica. 

Foto: Kévin Sganzerla

Sem traçar objetivos precisos, o clube almeja, primeiramente, se manter na Divisão de Acesso e realizar um bom trabalho para tentar surpreender e brigar pelo acesso à primeira divisão. “Não estipularam objetivos claros na competição, mas óbvio que com nossa experiência no futebol profissional, que é resultado puro, o clube que entra em uma divisão acima a meta é permanecer e não regredir, e também em todo planejamento sempre tem aquela forte possibilidade de surpreender, de buscar algo a mais”, comenta. 

Carreira:

Márcio começou sua carreira como treinador no Inter da Leopoldina. Posteriormente, assumiu o comando da base do Esportivo, conquistando resultados expressivos. O profissional foi promovido à comissão técnica da equipe profissional, sendo auxiliar técnico do treinador Carlos Moraes na conquista do vice-campeonato da Divisão de Acesso de 2019 e do título do Interior do Gauchão de 2020. 

Em 2021, Márcio fez parte da campanha do rebaixamento do Esportivo no Campeonato Gaúcho. Depois, o treinador foi desligado do clube e assumiu o comando da base do Marítimo, de Canoas. Em seguida, foi convidado a fazer parte do projeto do Monsoon FC, clube-empresa fundado no dia 22 de novembro de 2021. 

Depois de passar pelas categorias de base do clube de Porto Alegre, o técnico agora terá a responsabilidade de comandar o Monsoon FC em sua primeira participação na Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários