A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE Prev) e o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE Saúde) assinaram, na quinta-feira (9/2), o Termo de Cessão de Uso do Teatro IPE, que estava desativado há mais de duas décadas. Com isso, a secretaria assume a gestão das atividades culturais a serem desenvolvidas no imóvel pelos próximos 20 anos.
A reativação do Teatro do IPE, que tem capacidade para 200 lugares, é uma demanda da comunidade cultural gaúcha desde a interrupção de suas atividades. A solenidade foi realizada na esplanada em frente ao teatro, junto ao edifício sede do IPE Prev e IPE Saúde, em Porto Alegre.
Em sua fala, o presidente do IPE Saúde, Bruno Jatene, destacou a importância do resgate histórico do momento. “O evento que realizamos hoje concretiza o processo para a reabertura das portas do Teatro do IPE – e, de forma simbólica, também representa o momento de reestruturação pelo qual passa o IPE atualmente. São tempos de transformação de processos e de busca por melhorias nas mais diversas áreas de atuação. É uma revitalização, com novos contornos e modernidade, mas que honra o passado.”
O presidente do IPE Prev, José Guilherme Kliemann, também comemorou a ação. “Vamos devolver à sociedade esse lugar tão frequentado no passado. Ainda que não seja a vocação final dos nossos institutos, é muito bom dispormos de um espaço que prestigia a cultura.”
Segundo a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, a partir de agora o Teatro do IPE passa a fazer parte da agenda da Sedac. "Gostamos muito de desafios e estamos felizes com isso. É um equipamento cultural que certamente trará muitos benefícios para a sociedade gaúcha, um espaço que poderá abrigar tanto os espetáculos locais como o de grupos de outros municípios”, celebrou. “Ainda não temos a data de entrega, mas desde já empreendemos esforços para que esse espaço cultural seja novamente disponibilizado para a sociedade.”
Beatriz salientou que a secretaria tem feito um trabalho de recuperação de patrimônio. "Todos os equipamentos culturais da Sedac passaram ou estão passando por atualização, recuperação ou manutenção. Esse é um investimento que não tinha ocorrido ainda no histórico da cultura no Rio Grande do Sul." Ela agradeceu especialmente a colaboração de Alexandre Vargas, servidor da pasta que atua no Sistema Estadual de Cultura e que articulou, junto ao IPE, a possibilidade da cessão do teatro para a secretaria.
Texto: Ascom Sedac, Ascom IPE Prev e Ascom IPE Saúde
Edição: Secom