O Esportivo terminou a rodada na última colocação do Gauchão de 2023, a quatro pontos atrás do São Luiz, primeiro time fora da zona do rebaixamento. Com as vitórias do Novo Hamburgo e do Aimoré, o alviazul, única equipe que ainda não venceu na competição, distanciou-se dos adversários diretos na briga contra o descenso, tornando a situação do clube de Bento Gonçalves ainda mais delicada na tabela de classificação.
Apesar de somar o seu segundo no Gauchão no empate em 0 a 0 com o São Luiz, no 19 de Outubro, em Ijuí, a situação do Esportivo ficou ainda mais desesperadora. O Aimoré e o Novo Hamburgo conquistaram as suas primeiras vitórias na competição. O Índio Capilé empurrou o alviazul para a lanterna após vencer o Avenida por 1 a 0, fora de casa. Já o Novo Hamburgo superou o Brasil de Pelotas, igualando a pontuação do São Luiz e do Juventude.
Com os resultados, o Esportivo necessita exclusivamente de uma vitória contra o Novo Hamburgo, em seus domínios, no sábado (11), às 19h, no Estádio Montanha dos Vinhedos, para seguir na luta contra o rebaixamento. Em caso de um novo revés, as chances do alviazul de escapar do descenso diminui consideravelmente, sobretudo pela complicada tabela que o clube tem na reta final da competição estadual.
6ª rodada:
Novo Hamburgo 2 x 0 Brasil de Pelotas
São Luiz 0 x 0 Esportivo
Internacional 2 x 2 Caxias
Ypiranga 3 x 1 São José
Avenida 0 x 1 Aimoré
Juventude 2 x 3 Grêmio
Classificação:
Mín. 13° Máx. 29°