O Esportivo somou o seu segundo ponto no Campeonato Gaúcho de 2023, mas viu as demais equipes se distanciarem da briga contra o rebaixamento. O alviazul ficou no empate em 0 a 0 com o São Luiz, na noite desta quarta-feira (8), no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí, e permanece na penúltima colocação com apenas dois pontos conquistados em oito jogos, quatro a menos que o São Luiz e o Novo Hamburgo, que são os primeiros times fora da zona do descenso.
Na próxima rodada, o Esportivo terá um confronto decisivo em seus domínios. O alviazul encara a equipe do Novo Hamburgo, no sábado (11), às 19h, no Estádio Montanha dos Vinhedos, em jogo direto na briga contra o rebaixamento. O time do técnico Carlos Moraes necessita de uma vitória para continuar vivo na luta contra o Z2.
O jogo:
O técnico Carlos Moraes promoveu inúmeras alterações no time titular, colocando em campo dois estreantes: o atacante Matheus Ladaia, que está no grupo desde a pré-temporada, mas só teve a primeira oportunidade neste jogo, e o centroavante Marcus Vinícius, que chegou recentemente ao clube.
O São Luiz teve amplo volume de jogo, enquanto o Esportivo esbarrava novamente na dificuldade de construir jogadas efetivas de ataque, apostando sobretudo na ligação direta. A primeira chance surgiu aos 13 minutos, em cobrança de falta de Márcio Goiano no ângulo, obrigando o goleiro Copetti espalmar a bola para a linha de fundo.
O Esportivo respondeu mais tarde com Germano, o qual aproveitou a falha da defesa, avançou com velocidade para a linha de fundo e cruzou para tentar encontrar Marcus Vinícius, porém Márcio Goiano tirou a bola providencialmente.
O São Luiz voltou a chegar com perigo, desta vez em bola alçada de Mizael, com Jarro desviando de cabeça com liberdade, porém a direita da meta. Aos 43 minutos, Germano, em cobrança de falta, finalizou com perigo, assustando o torcedor alvirrubro. Novamente na bola parada, Negueba fez o goleiro do Esportivo Copetti realizar mais uma grande intervenção. Sem efetividade no ataque, o placar permaneceu zerado.
Na primeira metade do segundo tempo, as equipes pouco agrediram a defesa adversária. Com as mudanças do técnico Carlos Moraes, o Esportivo passou a sair mais para o ataque, sobretudo explorando jogadas em velocidade. Aos 23 minutos, Germano recebeu livre e, de fora da área, finalizou com perigo, a direita do gol.
Nos minutos finais, Jarro fez jogada individual e cruzou, a bola passou por toda extensão da pequena área e Ygor Vinícius, livre, não conseguiu alcançar para desviar para o fundo das redes. O Esportivo ainda teve uma clara oportunidade em cobrança de falta na risca da grande área, mas Vinícius Kiss bateu em cima do goleiro, desperdiçando a chance de fazer o gol da vitória.
Aos 46 minutos, Jarro fitou dois marcadores na grande área e, quase sem ângulo, finalizou no pé da trave da meta defendida por Copetti. O Esportivo respondeu com finalização de fora da área de Richard, obrigando o goleiro Rafael Roballo a fazer grande defesa. Apesar das oportunidades criadas para ambos os lados, o placar seguiu inalterado até o apito final, 0 a 0.
Ficha da partida:
São Luiz 0 x 0 Esportivo – 6ª rodada do Gauchão
São Luiz: Rafael Roballo, Mizael, Rafael Goiano, Ricardo Talheimer e Márcio Goiano; Felipe Guedes, Paulinho Santos e Álvaro; Negueba, Jarro e Éderson – Técnico: William Campos
Esportivo: Rafael Copetti, Márcio Lima, Jean Pablo, João Gabriel e Roger; Prill (André Oliveira), Hippolito (Roger Bastos), Germano e Kiss (Thiaguinho)); Matheus (Richard) e Marcus Vinícius (Flávio Torres) – Técnico: Carlos Moraes
Mín. 13° Máx. 29°