O rugby vai pulsar no Estádio da Montanha na temporada 2023, com a promessa de grandes confrontos em Bento Gonçalves. O Farrapos deu o início à preparação das equipes adulta, juvenil masculino e feminino para as competições deste ano. O alviverde terá calendário cheio, com novas torneios e grandes jogos que devem reservar fortes emoções ao torcedor.
Neste ano, o Farrapos novamente disputa o Campeonato Brasileiro de Rugby – o Super 12, que teve a sua fórmula de disputa modificada, promovendo um maior número de confrontos contra os times paulistas, que atualmente, ao lado do alviverde, são as grandes forças do rugby nacional. Além disso, o clube também participa da Copa do Brasil, que será realizada pela primeira vez pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).
O calendário também conta com o Campeonato Gaúcho, que ainda não está definido, e as competições de Sevens, como o Brasil Sevens, além de campeonatos estaduais e de nível nacional que abrangem as categorias juvenis masculina e feminina.
“Já temos uma base na maioria das categorias e com certeza vai ser importante termos um ano de calendário cheio, porque nos anos passados ocorreram intervalos demais e tivemos que ir atrás de jogos para manter ativos os atletas. Esse ano temos um calendário mais atrativo, o que torna mais fácil manter as atividades. São atletas amadores e o que os motivam são as competições, de se provar frente a grandes equipes”, pondera o técnico do Farrapos, Javier Cardozo.
O comandante alviverde projeta um ano ambicioso, elevando-se as expectativas em busca dos objetivos do clube na temporada. “As expectativas se elevam, pois você tem um volume maior de treino, uma consistência maior, consegue desenvolver um nível mais alto de rugby ao passo que a exigência é maior. Será um ano melhor do que nas últimas temporadas, até mesmo antes da pandemia, devido ao calendário que motiva os atletas”, relata.
Durante a pré-temporada, o Farrapos deve realizar amistosos contra equipes do estado no final de fevereiro e início de março. Além disso, o alviverde deve se juntar ao Curitiba e ao Desterro para a formação da Liga Sul, promovendo confrontos amistosos entre as equipes e trocas de informações e conhecimentos entre os clubes.
Para a equipe juvenil feminina, o time se consolidou em 2022 e deve retornar forte para essa temporada, apesar do calendário curto de torneios. O mesmo ocorre para a equipe juvenil masculina, que também não terá muitos confrontos no ano. Como alternativa, a intenção do Farrapos é promover torneios escolares.
“Nosso juvenil sempre alimentou o primeiro time. Projetamos muita consistência nas categorias juvenis e torneios escolares. Já estamos fechando com três escolas e queremos incluir mais uma para manter o trabalho ao longo do ano com torneios mensais, seja qual for a modalidade do rugby. Com o esporte sendo ensinado a eles e tendo nosso clube como bandeira já começamos a desenvolver as categorias de base e atrair o interesse das crianças e adolescentes”, comenta Javier Cardozo.
O Campeonato Brasileiro inicia no mês de março, abrindo o calendário de competições oficiais do Farrapos em 2023.