Na zona do rebaixamento e com apenas um ponto somado em cinco jogos, o Esportivo se movimenta fora das quatro linhas em busca de uma reação. O alviazul dispensou cinco atletas do elenco, sendo dois jogadores que vinham atuando frequentemente dentro das quatro linhas, dois atletas que tiveram poucos minutos de partida e um que sequer entrou em campo por conta de lesão.
A surpresa maior foram os desligamentos do zagueiro Tairone e do meia Cris Magno, os quais fizeram parte do título da Divisão de Acesso de 2022 e eram jogadores da confiança do treinador. O defensor foi titular em todos os confrontos do Gauchão, enquanto o meia alternou entre a titularidade e o banco de reservas, porém entrando em todas as partidas.
O atacante Laílson e o centroavante João Agrella tiveram poucas aparições dentro de campo, entrando nos minutos finais de somente duas partidas no Gauchão. O meia Diego Luis, uma das promessas para o meio de campo do alviazul, sequer entrou em campo por conta de lesão.
Com as dispensas, o Esportivo não possui meias de criação de ofício. Portanto, o técnico Carlos Moraes novamente deverá improvisar atletas no setor ofensivo, assim como fez nas últimas partidas. A direção busca um lateral direito, um atleta para reforçar o meio de campo e um atacante. O último reforço do clube foi o centroavante Marcus Vinícius, de 30 anos, ex-Inhumas, o qual ainda não foi inscrito no BID.
O alviazul encara o São Luiz nesta quarta-feira (8), às 20h, no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí, pela 6ª rodada do Campeonato Gaúcho.