Esporte Situação delicada
Clássico da Polenta 150: Esportivo perde para o Caxias e segue rotina de fiascos no Gauchão
Alviazul fez o seu pior jogo na competição estadual e foi superado pela equipe Grená por 3 a 1, deixando a situação do clube ainda mais delicada na tabela.
05/02/2023 21h17 Atualizada há 2 anos
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Foto: Kévin Sganzerla

Em um primeiro tempo desastroso e sem poder de reação para reverter o prejuízo no placar, o Esportivo protagonizou mais uma atuação apática no Campeonato Gaúcho de 2023. No Clássico da Polenta 150, o alviazul foi superado pelo Caxias por 3 a 1 e terminou a rodada na vice-lanterna da competição estadual com um ponto somado em cinco jogos. 

O Esportivo está somente à frente do Aimoré, que também possui um ponto no campeonato. Na próxima rodada, o alviazul terá mais um compromisso longe de seus domínios. A equipe comandada pelo técnico Carlos Moraes, o qual permanece no cargo, visita o São Luiz, de Ijuí, na quarta-feira (8), às 20h, no Estádio 19 de Outubro. 

O jogo:

O técnico Carlos Moraes fez apenas uma alteração no time titular em relação à equipe que entrou em campo contra o Grêmio, colocando o zagueiro João Gabriel no lugar de Jean Pablo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e mantendo o trio de volantes no meio de campo. A estratégia, porém, não deu certo. 

Continua após a publicidade

Logo aos 7 minutos, Jean Dias tentou tocar para Eron na grande área e a bola bateu no braço do zagueiro Tairone: pênalti para os donos da casa. Bustamante chamou a responsabilidade e abriu o placar para a equipe grená. Aos 19 minutos, o alviazul cedeu espaços no meio e na defesa e a bola sobrou completamente livre para Eron, entre os defensores do Esportivo, que fitou o goleiro Copetti e ampliou a vantagem, 2 a 0. 

O Caxias seguiu pressionando e criando boas chances para ampliar a vantagem. O técnico Carlos Moraes efetuou duas substituições logo aos 26 minutos de partida, com a entrada do estreante volante Vinícius Kiss e do meia Cris Magno no lugar do volante Prill e do lateral esquerdo Roger Bastos, que estava improvisado no ataque. 

As mudanças surtiram pouco efeito. O Esportivo foi envolvido pelas ações da equipe da casa e não conseguiu reagir, pecando em erros de passe do meio de campo para frente. 

Continua após a publicidade

Na etapa derradeira, logo aos oito minutos de partida, em boa trama ofensiva, Jean Dias encontrou Diego Rosa livre na área, o qual só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes para aumentar a vantagem para o time grená, 3 a 0. 

O Esportivo encontrava na bola parada a melhor alternativa para oferecer perigo ao gol adversário. Aos 13, em cobrança de falta de Cris Magno, Bruno Ferreira saltou para fazer boa defesa. Richard teve duas chances para diminuir a vantagem. Aos 24, o atacante recebeu na área e bateu na saída do goleiro, o qual conseguiu fazer a defesa. Depois, aos 38, em finalização de fora da área, Bruno Ferreira fez mais uma importante intervenção. 

Nos acréscimos, o alviazul pressionou em busca do gol de honra. Em uma das oportunidades, Cris Magno ficou cara a cara com o goleiro e desperdiçou a melhor chance da equipe, com o atleta do time grená fazendo mais uma boa defesa. No entanto, em cobrança de escanteio, João Gabriel cabeceou na trave, a bola bateu no defensor Moacir e parou no fundo das redes, anotando o segundo gol do Esportivo no campeonato. Sem tempo para uma reação, o placar terminou favorável à equipe grená por 3 a 1. 

Ao final da partida, o técnico Carlos Moraes optou por não conceder entrevista coletiva. No entanto, a direção confirmou que o treinador segue no comando do clube. 

FICHA TÉCNICA:

Caxias 3 x 1 Esportivo - 5ª rodada do Gauchão 2023

Caxias: Bruno Ferreira; Marcelo, Dirceu, Ricardo Lima e Jonathan (Adriel); Marlon, Vini Guedes (Moacir) e Diego Rosa (Pedro Cuiabá); Bustamante (Ronald), Eron (Marcão) e Jean Dias. Técnico: Thiago Carvalho.

Esportivo: Rafael Copetti; Cleyton (Cristian Lessa), Tairone João Gabriel e Roger; Jeferson Prill (Cris Magno), Hippolito (Germano), Fabricio, Thiaguinho (Richard); Roger Bastos (Vinicius Kiss) e Flavio Torres. Técnico: Carlos Moraes

Gols: Bustamante 8' 1T (CAX), Eron 17' 1T (CAX), Diego Rosa 8' 2T (CAX) Moacir (contra) 48' 2T (ESP)