Em um primeiro tempo desastroso e sem poder de reação para reverter o prejuízo no placar, o Esportivo protagonizou mais uma atuação apática no Campeonato Gaúcho de 2023. No Clássico da Polenta 150, o alviazul foi superado pelo Caxias por 3 a 1 e terminou a rodada na vice-lanterna da competição estadual com um ponto somado em cinco jogos.
O Esportivo está somente à frente do Aimoré, que também possui um ponto no campeonato. Na próxima rodada, o alviazul terá mais um compromisso longe de seus domínios. A equipe comandada pelo técnico Carlos Moraes, o qual permanece no cargo, visita o São Luiz, de Ijuí, na quarta-feira (8), às 20h, no Estádio 19 de Outubro.
O jogo:
O técnico Carlos Moraes fez apenas uma alteração no time titular em relação à equipe que entrou em campo contra o Grêmio, colocando o zagueiro João Gabriel no lugar de Jean Pablo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e mantendo o trio de volantes no meio de campo. A estratégia, porém, não deu certo.
Logo aos 7 minutos, Jean Dias tentou tocar para Eron na grande área e a bola bateu no braço do zagueiro Tairone: pênalti para os donos da casa. Bustamante chamou a responsabilidade e abriu o placar para a equipe grená. Aos 19 minutos, o alviazul cedeu espaços no meio e na defesa e a bola sobrou completamente livre para Eron, entre os defensores do Esportivo, que fitou o goleiro Copetti e ampliou a vantagem, 2 a 0.
O Caxias seguiu pressionando e criando boas chances para ampliar a vantagem. O técnico Carlos Moraes efetuou duas substituições logo aos 26 minutos de partida, com a entrada do estreante volante Vinícius Kiss e do meia Cris Magno no lugar do volante Prill e do lateral esquerdo Roger Bastos, que estava improvisado no ataque.
As mudanças surtiram pouco efeito. O Esportivo foi envolvido pelas ações da equipe da casa e não conseguiu reagir, pecando em erros de passe do meio de campo para frente.
Na etapa derradeira, logo aos oito minutos de partida, em boa trama ofensiva, Jean Dias encontrou Diego Rosa livre na área, o qual só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes para aumentar a vantagem para o time grená, 3 a 0.
O Esportivo encontrava na bola parada a melhor alternativa para oferecer perigo ao gol adversário. Aos 13, em cobrança de falta de Cris Magno, Bruno Ferreira saltou para fazer boa defesa. Richard teve duas chances para diminuir a vantagem. Aos 24, o atacante recebeu na área e bateu na saída do goleiro, o qual conseguiu fazer a defesa. Depois, aos 38, em finalização de fora da área, Bruno Ferreira fez mais uma importante intervenção.
Nos acréscimos, o alviazul pressionou em busca do gol de honra. Em uma das oportunidades, Cris Magno ficou cara a cara com o goleiro e desperdiçou a melhor chance da equipe, com o atleta do time grená fazendo mais uma boa defesa. No entanto, em cobrança de escanteio, João Gabriel cabeceou na trave, a bola bateu no defensor Moacir e parou no fundo das redes, anotando o segundo gol do Esportivo no campeonato. Sem tempo para uma reação, o placar terminou favorável à equipe grená por 3 a 1.
Ao final da partida, o técnico Carlos Moraes optou por não conceder entrevista coletiva. No entanto, a direção confirmou que o treinador segue no comando do clube.
FICHA TÉCNICA:
Caxias 3 x 1 Esportivo - 5ª rodada do Gauchão 2023
Caxias: Bruno Ferreira; Marcelo, Dirceu, Ricardo Lima e Jonathan (Adriel); Marlon, Vini Guedes (Moacir) e Diego Rosa (Pedro Cuiabá); Bustamante (Ronald), Eron (Marcão) e Jean Dias. Técnico: Thiago Carvalho.
Esportivo: Rafael Copetti; Cleyton (Cristian Lessa), Tairone João Gabriel e Roger; Jeferson Prill (Cris Magno), Hippolito (Germano), Fabricio, Thiaguinho (Richard); Roger Bastos (Vinicius Kiss) e Flavio Torres. Técnico: Carlos Moraes
Gols: Bustamante 8' 1T (CAX), Eron 17' 1T (CAX), Diego Rosa 8' 2T (CAX) Moacir (contra) 48' 2T (ESP)