Com apenas um somado no Campeonato Gaúcho de 2023, o Esportivo encara o Clássico da Polenta contra o Caxias, neste domingo (5), às 16h, no Estádio centenário, como decisivo para buscar uma reação na competição estadual. Após a derrota em casa para o Grêmio, a direção manteve a confiança na comissão técnica, liderada pelo técnico Carlos Moraes, para tirar o clube da zona do rebaixamento.
Em quatro jogos, sendo três disputados no estádio Montanha dos Vinhedos, o Esportivo somou apenas um ponto, ocupando a lanterna do Gauchão. Apesar dos resultados negativos, Carlos Moraes elogiou a atuação da equipe nos últimos jogos, mas ponderou que há a necessidade de evolução, sobretudo no setor ofensivo.
“Acredito que o Esportivo possa ter feito na primeira rodada um jogo não tão bom. A partir da segunda rodada, contra o Aimoré, e depois contra o Brasil, nós fizemos dois bons jogos. Faltam detalhes. Vejo que o Esportivo vem fazendo bons jogos, e isso é o que nos anima dentro do trabalho. O confronto contra o Grêmio elevou nosso nível de competitividade, nosso nível técnico, o encaixe de marcação, e realmente falta a questão ofensiva”, comenta.
O treinador ressaltou que está buscando, tanto dentro do próprio grupo como em possíveis contratações, opções para que o setor ofensivo seja mais ofensivo para conseguir fazer gols. Até o momento, o Esportivo anotou somente um gol na competição. “Estamos trabalhando para buscar opções ofensivas, opções de jogadores que possam nos dar um pouco mais de refino nesse último terço do campo, que é o que vem nos faltando, principalmente contra adversários do mesmo nível técnico”, analisa.
De acordo com Carlos Moraes, o Esportivo busca no mercado reforçar o elenco com as contratações de um lateral-direito, tendo em vista a lesão de Márcio Lima, um volante ou meia de criação, um atacante e um centroavante.
Na última semana, desembarcaram em Bento Gonçalves o zagueiro João Gabriel, que já estreou pelo alviazul contra o Grêmio e pode ser titular contra o Caxias, uma vez que Jean Pablo está suspenso, e o volante Vinícius Kiss, que foi inscrito no BID e está à disposição para o clássico.
Para o confronto contra o Caxias, o comandante alviazul enalteceu a importância de pontuar para reagir na competição estadual e sair da situação na qual o clube se encontra atualmente. “A importância desse jogo é a mesma da primeira rodada. Claro que hoje são quatro rodadas e estamos com um ponto, é preocupante sim do ponto de vista de pontuação, mas também nossos adversários não estão ganhando. Temos dois a três confrontos diretos e contra o Caxias é um clássico. Precisamos analisar bem o adversário, remotivar a equipe e ir em busca dos três pontos que precisamos na competição”, salienta.
Serviço de jogo:
Caxias x Esportivo – 5ª rodada – Gauchão 2023
Data e horário: 05/02 – 16h
Local: Estádio Centenário, Caxias do Sul
Arbitragem – Árbitro: Francisco Soares Dias; Auxiliares: Michael Stanislau e Artur Avelino Birk Preissler; 4º Árbitro: Joseph Ribeiro Lopes
Transmissão: ge.globo/rs
5ª rodada – Gauchão 2023
Sábado, dia 4
Grêmio x Aimoré
Domingo, dia 5
Caxias x Esportivo
Ypiranga x Juventude
Avenida x São Luiz
São José x Brasil de Pelotas
Novo Hamburgo x Internacional
Mín. 13° Máx. 29°