O Esportivo tentou, lutou, mas não conseguiu deter o forte poderio ofensivo do Grêmio, líder do Campeonato Gaúcho com 100% de aproveitamento. O alviazul foi superado pelo tricolor por 2 a 0, com gols de Pepê e Ferreira, na noite desta quarta-feira (1º), no Estádio Montanha dos Vinhedos, que recebeu um dos seus maiores públicos da história.
Com o resultado, o time de Bento Gonçalves finaliza a rodada na lanterna do Gauchão com apenas um ponto somados em 12 disputados. O próximo desafio do alviazul será diante do Caxias, no Clássico da Polenta, o qual ocorre no domingo (5), às 16h, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.
O jogo:
Com uma postura totalmente defensiva, Carlos Moraes optou por utilizar o zagueiro Cleyton improvisado na lateral-direita, após Márcio Lima sentir desconforto durante a semana, e o lateral-esquerdo Roger bastos como meia ofensivo. A equipe se fechou na marcação visando neutralizar os pontos fortes do tricolor, sobretudo o centroavante uruguaio.
A primeira chance da partida surgiu aos 21 minutos, com Suárez abrindo a bola com Ferreira, o qual cruzou para a área procurando Bitello, o qual finalizou sem precisão. Pouco depois, em falha na saída de trás do Esportivo, Ferreira aproveitou e arriscou de longe, passando à esquerda da meta. Com domínio da posse de bola, o jogo era controlado pelo Grêmio, porém o ataque tricolor encontrou dificuldades para vencer o sólido sistema defensivo, com destaque para o zagueiro Tairone, o qual fez marcação cerrada no centroavante gremista.
Na etapa derradeira, o confronto seguiu o mesmo: ataque contra defesa, com raras aparições do Esportivo no setor ofensivo. A melhor chance do alviazul foi em finalização de Thiaguinho, que recebeu passe na entrada da grande área e chutou fraco para a defesa e Brenno. Aos 22 minutos, Gabriel Silva finalizou para a boa defesa do goleiro Copetti.
Aos 29, Pepê arriscou de longe e acertou o ângulo esquerdo da meta alviazul, sem chances de defesa, 1 a 0. Aos 36, Ferreira fitou a marcação alviazul e chutou no canto esquerdo do goleiro Copetti para balançar as redes e decretar a vitória do tricolor por 2 a 0.
Ficha técnica:
Esportivo 0 x 2 Grêmio – 4ª rodada do Gauchão 2023
ESPORTIVO: Copetti; Cleyton (Lailson), Tairone, Jean e Roger; Prill, Hippolito (Lessa), Thiaguinho (Cris Magno) e Fabricio; Roger Bastos (Richard) e Flavio Torres (João Gabriel). Técnico: Carlos Moraes
GRÊMIO: Brenno; Fábio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Carballo (Gabriel Silva), Pepê (Villasanti), Cristaldo (Thiago Santos), Bitello e Ferreira (Gustavinho); Luis Suárez (Diego Souza). Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Pepê 29’ 2T (GRE) e Ferreira 36’ 2T (GRE)
Mín. 13° Máx. 29°