Política Assembleia do RS
Guilherme Pasin toma posse como deputado estadual da região de Bento
Ex-prefeito da Capital do Vinho assumiu o posto nesta terça-feira, 31 de janeiro, e será o líder da bancada do Progressistas na Assembleia Legislativa.
01/02/2023 08h05 Atualizada há 2 anos
Por: Marcelo Dargelio
Guilherme Pasin no momento do compromisso regimental na Assembleia Legislativa - Foto: Vinicius Reis | Agência ALRS | Divulgação

Os novos deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul assumiram seus postos em sessão solene realizada nesta terça-feira, 31 de janeiro, no Plenário 20 de setembro. A Assembleia Legislativa instalou a 56ª Legislatura (2023-2026) e deu posse aos 55 deputados eleitos e reeleitos. Entre eles está o ex-prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, que será o representante no Legislativo estadual da região.

A solenidade foi marcada também pela eleição do novo presidente, deputado Vilmar Zanchin (MDB), e da nova mesa diretora. Além dele, assumiram Delegada Nadine (PSDB, 1º vice-presidente), Valdeci Oliveira (PT, 2º vice-presidente), Adolfo Brito (PP, 1º secretário), Eliana Bayer (Republicanos, 2º secretária), Paparico Bacchi (PL, 3º secretário) e Luiz Marenco (PDT, 4º Secretário). Os suplentes são Edivilson Brum (MDB, 1º secretário), Dr. Thiago Duarte (União, 2º secretário), Matheus Gomes (PSOL, 3º secretário) e Professor Cláudio Branchieri (Podemos, 4º secretário).

Assim como os outros 54 deputados, Guilherme Pasin prestou o compromisso regimental, lido pelo então presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT): “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição do Estado e desempenhar com toda a lealdade e dedicação o mandato que me foi confiado pelo povo rio-grandense”. Cada deputado, em pé, ratificou nominalmente a declaração dizendo “assim o prometo”.

A posse de Pasin marca o começo de um novo projeto no trabalho de ascensão política do ex-prefeito de Bento Gonçalves. O Progressistas aposta no nome dele como um futuro governador do estado, tanto que praticamente bancou o político por dois anos até as eleições de 2022 com campanhas por todo o estado. Como Guilherme Pasin correspondeu nas urnas, seguirá como a grande aposta do partido para os próximos anos. Tanto que já foi escolhido para ser o líder da banda do Progressistas na Assembleia Legislativa.

Continua após a publicidade

À noite, após a posse, Guilherme Pasin reuniu amigos, familiares e políticos no Centro Empresarial Bento Gonçalves para um jantar de comemoração de sua nova caminhada como deputado.

Vilmar Zanchin assumiu a presidência da Assembleia prometendo cuidar da Educação - Foto: Paulo Garcia | Agência ALRS | Divulgação