Um trio de bento-gonçalvenses conseguiu vencer a categoria "Melhor Paleta Raiz" da 6ª edição do Paleta Atlântida 2023, evento realizado neste sábado, 28 de janeiro, no litoral norte gaúcho, na praia de Atlântida. André Trevisan da Silva, Luciano Moro e Osmar Arsego ganharam o título que tem como requisito temperar a carne apenas com sal.
O Paleta Atlântida foi criado em 2017 por um grupo de amigos e hoje já une milhares de pessoas com o mesmo objetivo: tornar o Brasil o dono do maior churrasco do mundo e entrar para o Guinness World Records. Infelizmente ainda não conquistaram o feito, porém, promovem outra competição dentro do mesmo chamada a "Melhor Paleta de Cordeiro" com a categoria Gourmet (onde a criatividade é incentivada) e a categoria Raiz (temperada apenas com sal), a qual consagrou os moradores de Bento Gonçalves, André Trevisan da Silva, Luciano Moro e Osmar Arsego.
De acordo com o trio, foram dias intensos de preparação para a competição. "Foram duas semanas de treinos intensos, para chegarmos na hora e fazermos a melhor paleta do Paleta Atlântida. O tempero utilizado foi somente sal, que era o que a categoria pedia, e cozinhamos com fogo de lenha e carvão por duas horas, mas a receita principal foi fazer com amor," destacam.
O trio também conta qual foi o sentimento quando ouviram que haviam ganhado a categoria Raiz. "Não tem explicação, na hora que começaram a revelar e falaram que a pulseira do campeão começava com o número 13, nosso coração já acelerou um pouco e depois veio a notícia que foi o 1311, nosso número, derrubamos celular no chão, pulamos, gritamos e saímos correndo para o palco para receber o prêmio" lembram.
A 6ª edição do Paleta Atlântida 2023 teve 1.485 assadores simultâneos, responsáveis por assar 20 toneladas do produto. Cerca de 40 mil pessoas circularam pela churrascada no Litoral Norte que também contou com shows musicais e de mágica, além de espaços para a realização de jogos de futebol, futevôlei, Beach tênis, entre outras atividades.
Mín. 14° Máx. 25°