Com significativa evolução, sobretudo na etapa final, o Esportivo pressionou, lutou, mas foi pouco efetivo no setor ofensivo para tentar alcançar a primeira vitória. O alviazul ficou no empate em 0 a 0 com o Aimoré, em confronto realizado na noite desta quinta-feira (26), no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo, somando o seu primeiro ponto na competição estadual e finalizando a rodada na 10ª colocação.
Agora, o clube encara uma sequência de dois jogos atuando em seus domínios, contra o Brasil de Pelotas e o Grêmio, para buscar a sua primeira vitória, visando se distanciar da zona do rebaixamento. A partida contra o Xavante ocorre no domingo (29), às 16h, no Estádio Montanha dos Vinhedos.
O jogo:
O técnico Carlos Moraes promoveu inúmeras modificações no time titular em relação à equipe que entrou em campo na derrota em casa para o São José por 2 a 1, na estreia. O lateral-esquerdo Roger atuou no sacrifício, ainda se recuperando de lesão. O volante Germano atuou como meia ofensivo, enquanto Thiaguinho e Guilherme fizeram as extremidades num esquema de 4-3-3.
No primeiro tempo, o Aimoré começou pressionando o Esportivo. Com maior volume de jogo, o time da casa construiu boas oportunidades, sobretudo utilizando a bola aérea. A primeira chegada foi do Índio Capilé. Em cobrança de falta, Milani cabeceou rente a trave da meta defendida por Copetti. Pouco depois, em nova bola alçada na área, Mardley desviou de cabeça e o goleiro alviazul fez a defesa, jogando a bola para a linha de fundo.
A primeira chance do Esportivo surgiu apenas aos 20 minutos. Em tabela entre Thiaguinho e Germano, o volante chutou cruzado para o meio procurando o centroavante Flávio Torres, mas o goleiro William fez a defesa. Aos 34, Germano finalizou de longe, a bola desviou pelo caminho e quase encobriu o goleiro adversário. Na sequência, em cobrança fechada de escanteio de Germano, o goleiro espalmou para trás e a bola triscou no travessão. Nada de gol.
No segundo tempo, Carlos Moraes promoveu alterações, colocando Cris Magno no lugar de Guilherme. A etapa final foi de total controle do Esportivo. Com intensidade e volume de jogo, o alviazul passou a dominar as ações da partida.
Logo na arrancada da etapa derradeira, o Esportivo teve duas oportunidades com finalizações de Germano e Cris Magno, ambas para fora. Aos 7 minutos, Germano tentou uma bicicleta, mas a bola passou à direita da meta adversária.
O Esportivo passou boa parte do segundo tempo no campo adversário, tentando de todas as formas chegar ao gol. A equipe construiu boas oportunidades, porém o time pecou no acabamento das jogadas. Com pouca efetividade no ataque, o alvaizul não conseguiu tirar o 0 a 0 do marcador, somando o seu primeiro ponto no campeonato.
Ficha técnica:
Aimoré 0 x 0 Esportivo – Gauchão 2023
Aimoré: William; Ramon (Lacerda), Milani, Rafael Klein e Higor; Fábio, Mardley, Barreto (Dedé), Choco (Paulinho Dias) e Bravo (Velasco); Wesley Pacheco (Yan). Técnico: Edinho Rosa.
Esportivo: Copetti; Márcio Lima, Tairone, Jean Pablo e Roger (Cleyton); Jefferson Prill (André Oliveira), Fabrício Lusa e Germano (Cristian Lessa); Guilherme (Cris Magno), Thiaguinho (Richard) e Flávio Torres. Técnico: Carlos Moraes
2ª rodada:
Juventude 1 x 1 São Luiz
Avenida 1 x 1 Internacional
Grêmio 1 x 0 Brasil de Pelotas
São José 1 x 1 Caxias
Ypiranga 3 x 1 Novo Hamburgo
Aimoré 0 x 0 Esportivo
Mín. 13° Máx. 29°