Pinto Bandeira é uma cidade com um pouco mais de 3 mil habitantes, mas que carrega muita história, a qual agora esta será representada com a construção de um grande pórtico na rua Emancipação, localizada no término da VRS-855 que dá acesso ao centro do município. A previsão para a entrega da obra é para final de 2023.
Trazendo toda a sua identidade cultural, a ideia do Pórtico veio a partir de um concurso de desenhos realizado com estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental do município. "O processo foi permeado de discussões e reflexões. Envolveu-se ainda, por meio do Concurso de Ideias para o Pórtico, os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental que criaram desenhos e a partir dos selecionados e de um estudo técnico, desenvolveu-se o projeto arquitetônico," explica a Secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte, Lazer, Assistência Social e Habitação, Angelita Pavan Poloni.
Os desenhos selecionados foram dos alunos Eduarda Comiotto e Vinícius Parisotto, ambos do 6º ano A da Escola Estadual de Ensino Médio José Pansera e com seus traços, foi gerado o projeto do Pórtico que traz uma garrafa e uma taça de espumante como símbolo dos vinhedos, como marca religiosa o famoso Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompéia e para finalizar, o pêssego que destaca o título que a cidade recebeu em 2019 de Capital Estadual do Pêssego de Mesa.
De acordo com a Secretária Angelita, o Pórtico marcará uma grande presença no município. "O Pórtico remete a identidade da cidade, que em toda a sua obra busca resgatar o contexto histórico, religioso e enfatizar o desenvolvimento econômico e turístico de Pinto Bandeira," finaliza Angelita.
Até o momento, a obra custou R$ 21.600 apenas na realização dos projetos estruturais, pois a base foi realizada por um pedreiro contratado pela Prefeitura para serviços gerais na cidade. Agora serão abertas licitações para a compra do Basalto e estrutura metálica, mas sem previsão de quanto será gasto. A entrega do Pórtico é esperada para final de 2023.
Mín. 13° Máx. 29°