A derrota para o São José na estreia do Esportivo no Gauchão em seu retorno à elite preocupou o torcedor. Erros pontuais cometidos pela equipe foi o principal fator elencado pelo técnico Carlos Moraes para justificar o revés, ponderando que o time tende a evoluir no decorrer da competição, a começar pelo primeiro enfrentamento longe de casa. O alviazul agora terá a missão de recuperar os pontos perdidos em seus domínios no confronto de quinta-feira (26), diante do Aimoré, no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.
Conforme avaliação do comandante alviazul, o Esportivo fez uma boa partida na etapa inicial, porém, no segundo tempo, o São José teve méritos no setor ofensivo para construir a vantagem. “O Campeonato Gaúcho é um campeonato equilibrado e acabamos perdendo no detalhe. Fizemos um primeiro muito bom, tivemos oportunidade para marcar, não marcamos, e o São José foi feliz nas bolas que conseguiu ter vantagem em cima dos nossos defensores”, comenta o treinador, que complementa:
“Acredito que essa equipe tem muito a evoluir. Fizemos um bom primeiro tempo, mas no segundo tempo demos uma caída, principalmente na parte de retenção de bola. Ficamos pouco com a bola e o São José, nos contra-ataques, conseguiu o êxito. Estão de parabéns pelo time, pelo jogo que fez, soube explorar nossas deficiências e saiu vencedor da partida”, avalia.
Carlos Moraes ponderou que a equipe necessita corrigir as falhas, as quais as definiu como pontuais, para o próximo confronto pelo Gauchão. “Não podemos simplesmente superdimensionar um jogo onde não foi um desastre, foi simplesmente um jogo em que o adversário foi melhor no detalhe, isso que coloquei para os atletas. Agora precisamos corrigir essas falhas que foram pontuais, não foram falhas gigantescas, para a próxima partida”, relata.
Para o confronto contra o Aimoré, o treinador destacou que, da mesma forma que o São José se impôs no Estádio Montanha dos Vinhedos para sair vencedor, o Esportivo pode fazer o mesmo jogando fora de casa para buscar os três pontos. Durante a semana, o Esportivo fará todos os treinamentos com portões fechados. De acordo com o técnico, os trabalhos estarão focados em ajustes no meio de campo.
O Esportivo segue de olho no mercado, sobretudo para a contratação de um lateral-esquerdo, cuja posição foi ocupada pelo volante Germano improvisado, uma vez que Magal está fora do Gauchão por lesão e o lateral Roger está retornando do Departamento Médico e ainda não está 100% recuperado.
Carlos Moraes ponderou que o Esportivo deve contratar mais três a quatro peças para agregar qualidade e, sobretudo, quantidade ao elenco. “Precisamos de número de jogadores. Estamos com um grupo até reduzido em relação a outras equipes. Precisamos de jogadores de meio de campo, do setor ofensivo para temos mais opções e gerar dentro do grupo uma competitividade ainda maior”, explica.