9°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Benefícios do feijão branco no emagrecimento

O Brasil é o país que mais produz e consome o alimento. Uma das principais fontes vegetais de ferro.

23/01/2023 às 17h39 Atualizada em 24/01/2023 às 10h02
Por: Jaqueline Bagnara Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O Feijão Branco é um dos queridinhos no prato de quem quer levar uma vida mais saudável. O que muitas pessoas não sabem é que há outros benefícios do feijão branco além do emagrecimento, que podem auxiliá-las a viver de forma mais tranquila.

Há diferentes tipos de feijão cultivados em diversos lugares do mundo, além disso, é um dos alimentos mais consumidos. Isso porque é uma excelente fonte de fibras e proteínas vegetais, ao mesmo tempo conta com: ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, ácido fólico e carboidratos como nutrientes.

O Brasil é o país que mais produz e consome o alimento. São cerca de 3,2 milhões de toneladas por ano, sendo em sua maioria o feijão carioca, ao todo 70%.

Veja abaixo quais são os benefícios do feijão branco

 Ajuda na perda de peso

Segundo um estudo publicado pelo Journal of The American College of Nutrition, o feijão branco reduz em 23% o risco de aumento de volume na região abdominal e em 22% o risco de que a pessoa se torne obesa. Isso acontece porque o feijão é rico em fibras e conta com carboidratos que são absorvidos mais lentamente e aumentam a sensação de saciedade. Vale lembrar: Tudo em excesso faz mal… Sendo assim, é importante que inclua o feijão branco em sua dieta em quantidade adequada e com outros alimentos que complementem sua dieta.

 Combate o diabetes

O controle do diabetes é mais um dos grandes diferenciais, pois está entre os alimentos com os menores índices glicêmicos. Este índice, é um valor dado aos alimentos baseados na velocidade em que o nível de açúcar no sangue aumenta após a ingestão.

Sendo assim, dietas ricas em leguminosas com baixo IG (índice glicêmico), são capazes de reduzir de forma significativa a quantidade de açúcar no sangue.

 Redução de colesterol

Segundo pesquisadores da CMAJ,  o consumo de 130 gramas de leguminosas por dia (aproximadamente uma concha). Isso faz com que reduza significativamente os níveis de colesterol LDL no sangue.

Combate a anemia

O feijão é uma das principais fontes vegetais de ferro. A ausência deste nutriente é uma das principais causas para que a pessoa fique anêmica. A maioria dos feijões contam com pelo menos 5 miligramas de ferro a cada 100 gramas. São também são excelentes opções para aumentar os níveis de hemoglobina, isso porque contam com ácido fólico e vitamina C como componentes. Sendo assim, é fundamental deixar o feijão branco de molho antes de prepará-lo para consumo para uma melhor absorção dos nutrientes.

 Mantém o intestino saudável

O alimento é uma excelente opção para o intestino. Isso ocorre por conta de carboidratos não digeríveis e principalmente por sua vasta quantidade de fibras, que auxilia diretamente na digestão e aumenta o volume do bolo fecal, tornando o fluxo intestinal mais saudável.

Faz bem para o coração

Com a redução do colesterol ruim, o alimento melhora a circulação sanguínea e faz bem para o coração. Problemas de coração podem acabar causando a obstrução das artérias coronárias, que são os vasos sanguíneos diretamente ligados ao coração.

Além disso, outra razão para o leguminoso ser excelente para o coração é a diminuição do risco de obesidade e também da pressão alta, afinal, dois dos fatores que podem ser causadoras de doenças cardiovasculares.

Auxilia na prevenção do câncer

Esse é um dos principais, senão o mais importante benefício do consumo constante e duradouro do feijão. Um bom exemplo é o câncer colorretal, isso porque ele está diretamente ligado ao estilo de vida e também aos hábitos alimentares das pessoas.

Aquele ditado de que arroz e feijão combinam não é atoa, isso porque, o grão e o leguminoso são a combinação perfeita para uma refeição equilibrada e saudável.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários