Na volta do Esportivo na primeira divisão do Campeonato Gaúcho, a equipe de Bento Gonçalves arrancou na competição estadual com uma derrota diante do São José por 2 a 1, na noite deste domingo (22), no Estádio Montanha dos Vinhedos. Thiago Santos marcou os dois gols da equipe visitante, enquanto Thiaguinho diminuiu para o alviazul nos acréscimos.
O alviazul vai tentar recuperar os pontos perdidos em seus domínios na próxima rodada, quando enfrenta o Aimoré, na quinta-feira (26), às 20h30, no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.
O jogo:
O primeiro tempo foi de poucas emoções. Ambas as equipes encontraram dificuldades para efetuar jogadas efetivas no ataque que resultassem em oportunidades de gol. A primeira chance de gol surgiu em bola parada. Em cobrança de falta de Cris Magno, o zagueiro Jean Pablo desviou de cabeça rente ao travessão. Na sequência, Flávio Torres balançou as redes para o alviazul, mas o árbitro marcou falta na origem do lance, o que gerou reclamação por parte dos donos da casa e da torcida.
O São José teve sua primeira chance clara de gol somente aos 37 minutos. Netto cruzou e o atacante Matheuzinho finalizou cruzado à direita do gol de Copetti, tirando tinta da trave da meta alviazul. Nos minutos finais, em cobrança de escanteio, Germano tentou surpreender o goleiro com um gol olímpico, mas o lateral Matheus Pivô conseguiu tirar a bola praticamente na linha.
Na etapa derradeira, o São José passou a encontrar espaços na defesa do Esportivo para buscar o primeiro gol. O alviazul, por sua vez, apostava nas bolas paradas para criar perigo ao gol adversário. Logo nos primeiros minutos, o atacante Richard foi substituído após sentir uma contratura muscular. Aos 10 minutos, Germano novamente tentou fazer um gol olímpico, mas Fábio Rampi defendeu. No lance seguinte, Fabrício Lusa finalizou de longe próximo da meta do São José.
Após realizar mudanças na equipe, o São José passou a ter maior facilidade para criar e chegar com perigo ao ataque. Aos 29 minutos, após lançamento do zagueiro para Thayllon, o atleta passou pela marcação do Esportivo e encontrou o centroavante Thiago Santos livre, o qual desviou para o fundo das redes, 1 a 0. Aos 35, Thayllon fez boa jogada individual, ganhou na velocidade e cruzou para novamente Thiago Santos marcar, 2 a 0 para o Zequinha.
O Esportivo tentou buscar a reação na partida após o prejuízo no placar. Em cobrança de escanteio, Guilherme apareceu livre para cabecear, mas Fábio fez boa defesa. O São José quase marcou o terceiro com Neko, mas Copetti salvou o Esportivo. Aos 47 minutos, após cruzamento de Guilherme, Thiaguinho completou de cabeça para diminuir, 2 a 1. Com a reação tardia, o placar permaneceu o mesmo até o apito final. Apesar do revés, o time alviazul saiu aplaudido de campo pelo torcedor.
FICHA TÉCNICA
Esportivo 1 x 2 São José - 1ª rodada do Gauchão
Esportivo: Rafael Copetti; Márcio Lima, Tairone, Jean Pablo e Germano (Lailson); Hippolito (Thiaguinho), Fabrício Lusa, André Oliveira (Jeferson Prill) e Cris Magno; Richard (Guilherme) e Flávio Torres (João Agrella) - Técnico: Carlos Moraes
São José: Fábio; Matheus Pivô, Tiago Pedra, Jadson e Marcelo; Lissandro (Gabriel Castro) , Neko e Sillas (Marco); Matheuzinho (Zé Andrade), Netto (Thayllon) e Thiago Santos (John) - Técnico: Thiago Gomes
Gols: Thiago Santos, 29’ 2T e 35’ 2T (SJO) e Thiaguinho 47’ 2T (ESP)
Mín. 13° Máx. 29°