O Gauchão Ipiranga 2023 começou na tarde deste sábado (21). Atual pentacampeão, o Grêmio venceu o Caxias por 2 a 1 na partida inaugural, realizada no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. O primeiro gol do campeonato foi marcado por David Peninha, para a equipe grená. Bitello e Luis Suárez viraram o confronto para o Tricolor.
No Beira-Rio, em um duelo movimentado e repleto de gols, Internacional e Juventude empataram em 2 a 2. O Jaconero esteve duas vezes à frente do placar, com Rodrigo Rodrigues e Echaporã. O Colorado não desistiu e igualou com Carlos de Pena e Pedro Henrique. Na outra partida da rodada, o São Luiz ficou no empate em 1 a 1 com o Ypiranga, no 19 de Outubro, em Ijuí. Pedro abriu o placar para o Canarinho e Diego Rocha, num golaço de fora da área, empatou para os donos da casa.
A rodada de abertura encerra neste domingo (22) com Novo Hamburgo x Avenida, no Estádio do Vale, Brasil de Pelotas x Aimoré, no Bento Feitas, ambos às 16h, e Esportivo x São José, às 19h, no Estádio Montanha dos Vinhedos.
Caxias 1 x 2 Grêmio
A partida começou movimentada no Estádio Centenário. Aos oito, depois de troca de passes, Jean Dias deixou David Peninha cara a cara com Brenno. O camisa 10 driblou o goleiro gremista: 1 a 0. O Grêmio igualou aos 25 minutos. Em contra-ataque puxado por Ferreira, Suárez recebeu na área e chutou para defesa de Bruno Ferreira. No rebote, Bitello completou. 1 a 1. Ainda na primeira etapa, Bitello encobriu o goleiro, mas Marcelo fez o corte sobre a linha para evitar a virada gremista.
O duelo entre Peninha e Brenno seguiu na segunda etapa. O camisa 10 Grená fez fila na frente da área e chutou forte para defesa do goleiro gremista. Aos poucos, o Grêmio passou a controlar a partida até que, aos 30 minutos, Diogo Barbosa, que havia saído do banco de reservas, acionou Suárez. O uruguaio dominou, driblou e finalizou com precisão: 2 a 1. Aos 40 minutos, Bitello foi derrubado na área. Everton Galdino cobrou o pênalti rasteiro e Bruno Ferreira fez a defesa, o que não alterou a vantagem tricolor no placar final.
Internacional 2 x 2 Juventude
O Juventude não demorou a abrir o placar. Aos três minutos, Mandaca arriscou de longe, Keiller rebateu e o centroavante Rodrigo Rodrigues completou para as redes: 1 a 0. Depois de sair atrás, o Inter começou a pressionar e criou boas chances. No entanto, os colorados não contavam com a noite inspirada de Pegorari. O goleiro jaconero fez pelo menos cinco defesas importantes: três em chutes de Wanderson e duas em finalizações de Alan Patrick.
Aos três minutos do segundo tempo, Pegorari não foi páreo para o belo chute de Carlos de Pena. O uruguaio acertou o ângulo e empatou. O Juventude conseguiu suportar a pressão colorada após o gol e, aos 18, colocou-se novamente à frente do placar. Echaporã pegou a sobra na área e contou com desvio de Vitão para enganar Keiller e fazer o 2 a 1. Os donos da casa precisaram buscar novo empate. Aos 31, Pedro Henrique recebeu passe na área e bateu para o alto: 2 a 2. Ainda deu tempo de Mancada tentar a sorte chutando do meio-campo. A bola raspou o travessão de Keiller.
1ª rodada:
Sábado, 21
Caxias 1 x 2 Grêmio
São Luiz 1 x 1 Ypiranga
Internacional 2 x 2 Juventude
Domingo, 22
16h – Novo Hamburgo x Avenida
16h – Brasil de Pelotas x Aimoré
19h – Esportivo x São José