Esporte Futsal
ACBF apresenta o elenco para a temporada 2023
Com novo treinador sob o comando do time barbosense, o clube almeja voltar ao protagonismo no cenário nacional do futsal brasileiro.
18/01/2023 16h28 Atualizada há 2 anos
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Kévin Sganzerla

Desde a chegada de Marquinhos Xavier no comando da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF), em 2015, o clube pouco alterou o seu estilo de jogo dentro das quatro linhas. O ano de 2023 será marcado por essa quebra de paradigma, com a chegada do técnico André Bié, o qual tem a missão de levar o time barbosense de volta ao protagonismo no futsal brasileiro. Ele, a comissão técnica e os jogadores foram apresentados oficialmente na manhã desta quarta-feira (18). 

A ACBF manteve grande parte do elenco que se sagrou campeão gaúcho em 2022. Seguem no plantel os goleiros Pedro Bianchini e Ryan, os alas Murillo, Pedrinho, Mithyuê, Pedro Rei e Bruno Iacovino, além do Léo Gil, promovido da base, e o fixo Fernando. O pivô Roni, por sua vez, não se apresentou e deve estar de saída do clube para reforçar o Joinville. 

Dentre as novidades no elenco estão os fixos Daniel, ex-Joinville, e Willian Peru, ex-Joaçaba e Jimbee Cartagena, e os pivôs Guilherme Reis, ex-Atlântico, e Dill, ex-Blumenau e Bintang Timur Surabaya.

Conforme Bié, quando acertou com o time de Carlos Barbosa, cerca de 80% do grupo de atletas estava formado para 2023. Dentre as contratações realizadas pelo treinador estão a do fixo Willian Peru e do pivô Dill. “Peru é um fixo que sempre acompanhei na carreira e sei que é muito profissional e intenso. O Dill é um atleta forte e competitivo ao extremo, e pode nos ajudar muito na sustentação da posse de bola, que é o jogo que eu acredito, de posse de bola, de contenção de bola, de aproximação, de espaço, entre linhas o tempo todo, com passe para frente principalmente”, relata. 

Continua após a publicidade
Foto: Kévin Sganzerla

 

Dentre os atletas do elenco, Bié já trabalhou com cinco deles no Corinthians. Conforme o comandante, tal fato facilita no entendimento e no desenvolvimento do trabalho proposto dentro das quatro linhas. “Facilita sim, eles sabem a forma que eu trabalho, vai ajudar bastante no início do trabalho e no desenvolvimento e crescimento da equipe”, explica. 

O gerente executivo da ACBF, Wolnei Caio, ponderou que a chegada do novo treinador será uma mudança significativa no clube, que contava com o mesmo estilo de jogo desde 2015. “A gente vinha de uma maneira de atuar desde 2015, com Marquinhos e depois com Edgar Baldasso. Agora chegou o Bié com uma nova filosofia de trabalho e de jogo. Que possamos o mais rápido possível entender o jogo do Bié e que os atletas consigam dar o seu melhor para que consigamos os êxitos que a gente almeja na temporada”, destaca. 

Continua após a publicidade

A ACBF tem três competições confirmadas para a temporada 2023, são elas a Copa Gramado, a Liga Gaúcha de Futsal, na qual o time barbosense é o atual campeão, e a Liga Nacional, cuja competição o clube de Carlos Barbosa não conquista desde 2015.